faça um texto explicando a situação atual dos pretos e pardos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em 2018, no Brasil, os pretos ou pardos passaram a ser 50,3% dos estudantes de ensino superior da rede pública, porém, como formavam a maioria da população , permaneceram sub-representados.
Além disso, entre a população preta ou parda de 18 a 24 anos que estudava, o percentual cursando ensino superior aumentou de 2016 para 2018 , mas ainda ficou abaixo do percentual de brancos da mesma faixa etária .
O rendimento médio mensal das pessoas brancas ocupadas foi 73,9% superior ao da população preta ou parda . Os brancos com nível superior completo ganhavam por hora 45% a mais do que os pretos ou pardos com o mesmo nível de instrução.
A desigualdade também estava presente na distribuição de cargos gerenciais, somente 29,9% deles eram exercidos por pessoas pretas ou pardas.
Em todos os grupos etários, a taxa de homicídios dos pretos ou pardos superou a dos brancos. A taxa de homicídios para pretos ou pardos de 15 a 29 anos chegou a 98,5 em 2017, contra 34,0 para brancos. Para os jovens pretos ou pardos do sexo masculino, a taxa foi 185,0.
Explicação:
Resposta:
Explicação:Negros e pardos na sociedade atual sofrem do chamado racismo estrutural, que é fruto de anos das práticas desumanas relacionadas com a escravidão, agravando preconceitos, que necessitam ser quebrados.
Políticas assistencialistas visam a equidade, isto é, tornar as oportunidades iguais para todos, por intermédio das cotas raciais e renda em universidades por exemplo, visando modificar um cenário que foi historicamente construído pelo sistema social nacional