Faça um texto explicando a invenção dos carros e oque isso impactou na vida das pessoas
Soluções para a tarefa
Resposta
A criação do primeiro carro foi altamente revolucionária. Se você não acredita, basta imaginar um cenário em que as pessoas eram acostumadas a andar a pé, a cavalo, de carruagem, de trem ou por meios de transporte bem mais simples.
A chegada de um modelo que se movimentava com outro tipo de “força” chamou a atenção de todo mundo — o que é bem natural. As primeiras ideias a respeito de um automóvel começaram a ganhar vida no século 18, quando em 1769 o francês Nicolas-Joseph Cugnot criou uma carruagem movida a vapor.
Essa foi a primeira versão, mas serviu como ótima ideia de como os automóveis seriam anos mais tarde. Em 1800 o processo se expandiu e alguns ônibus a vapor começaram a circular pela Europa.
o funcionamento deles não era tão simples, já que eles eram movidos a partir da queima do carvão. Isso os tornava muito pesados e barulhentos — isso pode parecer algo pequeno, mas fez com que eles fossem rejeitados em alguns lugares.
Como você pode perceber, o progresso existia, mas ainda era um pouco distante do que estamos acostumados hoje. A invenção do motor e a descoberta de que o petróleo poderia ser um bom combustível aconteceu em 1850, aproximadamente, e acelerou os processos.
Ainda no século XIX começaram a surgir fábricas de combustíveis movidas a gasolina e os principais nomes à frente disso foram dos engenheiros alemães Karl Benz e Gottlieb Daimler (que nessa época ainda tinham negócios concorrentes). Eles se uniram anos mais tarde e criaram a marca Mercedes-Benz, famosa até os dias de hoje.
Depois disso, os modelos de automóveis ficaram ainda mais conhecidos e próximos do público. Por mais que não fosse fácil adquirir um exemplar, a maioria das pessoas já entendia um pouco melhor sobre ele.
A realidade começou a mudar no começo no século XX, quando Henry Ford começou a revolucionar a produção nos Estados Unidos.
Ele criou a marca que leva seu sobrenome até os dias de hoje e investiu em um modelo de produção padronizado em massa — uma medida que aumentou a produção e popularizou o carro. Toda essa movimentação fez com que o século XX ficasse conhecido como o “século do automóvel”.
Realidade no Brasil
O Brasil não teve um papel fundamental em todo esse desenvolvimento, estima-se que, em 1893, o primeiro automóvel a vapor circulou pelas ruas de São Paulo.
Poucos anos mais tarde, em 1897, o automóvel já chamava atenção pelas ruas do Rio de Janeiro. Já em 1900 recebemos o primeiro carro de motor à explosão: um Decauville que andou em Petrópolis.
O impacto dos automóveis na sociedade
Entre as diversas influências que o automóvel pode trazer, começamos com uma facilidade um tanto quanto significativa para a mobilidade. As pessoas passaram a deslocar-se com mais conforto e rapidez por meio dos automóveis. Se hoje isso é um ganho, na época da criação do carro foi algo revolucionário.
Essa medida foi a responsável por encurtar distâncias, fazer com que as pessoas conseguissem conhecer muitos outros lugares além daqueles a que estavam habituadas e, além disso, carregar outras coisas consigo. Afinal, o automóvel consegue oferecer espaço para outros passageiros e para vários objetos, como móveis e malas.
você sabe o quer fique sabendo