Faça um texto do enem sobre as exposição de criança na internet com introdução,2 parágrafos de desenvolvimento e conclusão
Soluções para a tarefa
Resposta:
Parafraseando John Locke e a sua teoria da “Tábua rasa”, o ser humano é como um quadro em branco que é preenchido de acordo com suas experiências e influências ao longo de sua formação social. Nesse sentido, a atual superexposição de crianças e adolescentes na internet pode ser determinante no seu desenvolvimento, uma vez que a web traz consigo uma série de problemáticas como a distorção da imagem do indivíduo e consequentemente possíveis problemas emocionais.
Vale pontuar incialmente que a família é responsável pela primeira fase do processo civilizador. Assim, o núcleo familiar participa direta ou indiretamente na superexposição dos jovens na internet. Dessa forma, é evidente que a falta de diálogo impede que as crianças e os adolescentes reconhecam os perigos da web e se exponham demasiadamente em um meio muitas vezes hostil no qual são avaliados e julgados constantemente, causando uma distorção da sua imagem devido à opiniões de terceiros.
Outrossim, tal exposição pode levar o jovem a desenvolver transtornos emocionais. Nesse contexto, a carência de algum apoio emocional e familiar pode levar especialmente os adolescentes a apresentar problemas de auto-estima e depressão quando não se adequam aos padrões de vida e aparência pré estabelecidos pela sociedade e incessantemente disseminados nas redes sociais de maneira irreal.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para atenuar o atual panorâma. Para que a superexposição das crianças e adolescentes seja combatida, é necessário que o MEC em parceria com as escolas realize projetos, por meio de palestras e atividades lúdicas, como jogo e brincadeiras, que sejam capazes de alertar as famílias e os jovens do ensino fundamental e médio a respeito dos perigos advindos da web e a sua exposiçao exacerbada em redes sociais, com o fito de auxiliá-los a utilizar a internet de maneira saudável e usufruir dos seus benefícios da melhor forma possível. Somente dessa forma a “Tábua rasa” das crianças e jovens poderá ser preenchida com o auxílio da internet sem que seu processo civilizador seja lesado pela superexposição pessoal.
Explicação: