Faça um texto dissertativo e argumentativo sobre injustiça social.
Soluções para a tarefa
A injustiça social é mais comumente vista na vida cotidiana quando se relaciona às condições financeiras. Na obra cinematográfica direcionada por Fellipe Gamarano Barbosa, está nitidamente exposto esse tipo de injustiça. A história se trata de uma rica família carioca que está à beira da falência. Os privilégios se esvaem, e os membros são obrigados a cortar luxos. Antes Jean ia para a escola de motorista, agora tem de pegar ônibus. No trajeto, conhece uma menina parda e moradora da periferia. O lado que mais entristece neste contexto é o fato das pessoas somente terem alguma consideração quando sentem na pele as verdadeiras condições de outrem injustiçado.
Segundo dados, os 10% mais ricos do país concentram 43,4% dos rendimentos. Pela metodologia antiga, esse número era de cerca de 40%. Por mais que haja alteração da amostra, diria que os indicadores sugerem uma aceleração da desigualdade enorme, provocando cada vez mais uma sociedade apática.
Um outro ponto bastante alarmante, é que aos que têm alta classe social jamais querem ser pegos pela pobreza. Sentir na pele o que alguém injustiçado sente, é como se fosse uma tortura extrema, já que as pessoas que não possuem empatia querem sempre o pior aos seus próximos não constituintes da sua mesma classe.
Diante disso, para reduzir tal impasse, por parte das escolas, há várias maneiras de conscientizar os alunos. Seja em campanhas, organizações festivas sobre o assunto ou em amostras reais dos sentimentos de quem passa e convive todos os dias com a injustiça social, já que proporciona grande reflexão aos estudantes e os fazem ser mais empáticos.
ESPERO TER AJUDADO, AMIGO!