Filosofia, perguntado por aaaaapo, 1 ano atrás

Faça um texto dissertativo argumentativo explicando a importância do pensamento de Tales de Mileto para o desenvolvimento do problema referente ao conhecimento da realidade - e consequentemente, para o desenvolvimento do pensamento filosófico. Me ajudem por favorrr!
É Aristóteles, como dissemos, acima, que afirma ser Tales de Mileto, no séc. VI A.C., o iniciador do pensamento filosófico-científico. Podemos considerar que este pensamento nasce basicamente de uma insatisfação com o tipo de explicação do real que encontramos no pensamento mítico. De fato, desse ponto de vista, o pensamento mítico tem uma característica até certo ponto paradoxal. Se, por um lado, pretende fornecer uma explicação da realidade, por outro lado, recorre nessa explicação ao mistério e ao sobrenatural, ou seja, exatamente àquilo que não se pode explicar, que não se pode compreender por estar fora do plano da compreensão humana.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia: Dos Pré-Socráticos à Wittgenstein. 13ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

A filosofia grega parece começar com uma idéia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões. Em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida1, está contido o pensamento: “Tudo é um”.
NIETZSCHE, Friedrich. O Nascimento da Filosofia na Época da Tragédia Grega. In PRÉ-SOCRÁTICOS. Crítica Moderna. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2000. pp. 43-44.

Soluções para a tarefa

Respondido por wolf78
5

Segundo a tradição clássica da filosofia ocidental, o primeiro teórico a formular um pensamento mais sistemático fundado em bases racionais foi o grego Tales (cerca de 625 a.C. – 558 a.C.). Sendo o fundador dessa nova forma de pensar, ele é considerado o primeiro filósofo de que se tem notícia, inaugurando a linhagem filosófica dos pré-socráticos (filósofos que vieram antes de Sócrates).

Nascido na cidade de Mileto, uma colônia grega na região da Jônia (atual Turquia), Tales foi matemático, astrônomo e negociante. Herdeiro de conhecimentos ainda mais antigos — como a matemática egípcia e a astronomia babilônica — Tales era tido em sua cidade como um sábio, mas também como um homem prático: conta-se que, utilizando suas habilidades, soube prosperar como um hábil mercador.

O que sabemos sobre as ideias desse filósofo resulta de comentários feitos pelos pensadores gregos que o sucederam, pois não há preservados registros escritos de sua autoria. As principais referências que temos a seu respeito vêm do filósofo Aristóteles.

Tales inaugurou na filosofia a corrente dos pensadores “físicos”: filósofos que buscavam entender e explicar a origem da physis — palavra grega traduzida como natureza, mas cujo significado engloba também a ideia de origem, movimento e transformação de todas as coisas.


aaaaapo: isso é apenas a biografia dele, mas obrigada pela resposta
wolf78: de nada vou pesquisar aki
aaaaapo: irá me ajudar mt
Perguntas interessantes