FACA UM TEXTO DE REDACAO SOBRE O TEMA: A importância da atuação juvenil para o desenvolvimento da sociedade brasileira",
LINHA 30
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Dia Internacional da Juventude é celebrado anualmente no dia 12 de agosto e tem como principal objetivo focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que têm como representantes do futuro do planeta.
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999 após a Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, realizada um ano antes em Lisboa, Portugal.
A partir daí, todos os anos a ONU escolhe um tema para ser discutido com os jovens — saúde, educação, emprego, estabilidade social —, além dos desafios que a juventude tem. A ONU considera que os jovens precisam estar na vanguarda das inovações e mudanças globais para que o mundo tenha sucesso no desenvolvimento sustentável das próximas gerações.
O Dia Internacional da Juventude ganhou ainda mais relevância em 2010, período escolhido pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Juventude, sob o tema “Diálogo e Compreensão Mútua”.
Jovens na construção de uma sociedade melhor
O mundo vem testemunhando a força crescente dos jovens na construção de uma sociedade melhor. Eles estão nas ruas, nas comunidades, no debate público, defendendo seus direitos e da sociedade, mobilizando as pessoas e chamando governos do mundo à responsabilidade em respeitar, proteger e efetivar os direitos humanos.
Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!
Mas justamente por estarem na linha de frente do ativismo, da cobrança de líderes locais e globais por um mundo mais justo e solidário e por serem a voz do inconformismo na sociedade, os jovens também estão entre os que mais sofrem com a violência.
Os jovens e, principalmente, os jovens negros estão entre os grupos de maior vulnerabilidade social, no Brasil e no mundo. E essa vulnerabilidade é facilmente constatada pelos altos índices de mortalidade — no Brasil, a morte violenta atinge principalmente jovens negros entre 15 e 18 anos.