faça um texto de no mínimo 20 linhas falando sobre os problemas ambientais da região Amazônia após 1970
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quais as causas do desmatamento da Amazônia?
Como destacamos na abertura deste artigo, o fenômeno do desmatamento na floresta amazônica é antigo.
Sendo assim, as causas que levam à aceleração desse processo recentemente são as mesmas de sempre.
Historicamente, a perda da cobertura vegetal na Amazônia está diretamente ligada a práticas criminosas de exploração de terras.
É a chamada expansão da fronteira agrícola. Nesse caso, obtida às custas do desmatamento desenfreado.
O fato novo veio do posicionamento do governo federal, discordando de dados divulgados pelo próprio órgão (no caso, o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), além de bater de frente com entidades de proteção ambiental e ONGs que atuam no monitoramento das queimadas.
Impactos ambientais do desmatamento da Floresta Amazônica
A queimada é a prática mais comum utilizada com o objetivo de liberação de uma fração de território para a atividade agropecuária, de fundamental importância para o PIB do Brasil.
Com ela, no entanto, uma série de impactos ambientais são imediatamente percebidos, alguns com desdobramentos incalculáveis.
Esses impactos, por sua vez, são medidos por meio alertas que vêm de satélites e órgãos de proteção ambiental.
Veja na sequência como funciona o sistema pelo qual o governo e o país podem conhecer em tempo real os números do desmatamento na Amazônia.
Números do desmatamento
De acordo com o INPE, entre os meses de julho e agosto, os alertas de desmatamento cresceram 40%.
O instituto apurou, ainda, que entre janeiro e agosto de 2019, houve aumento de 83% nas queimadas, se comparado com o mesmo período de 2018.
Trata-se do maior aumento já registrado dentro de 7 anos, totalizando alarmantes 73 mil focos de incêndio mapeados.
Segundo o INPE, mais de 20 mil hectares de floresta foram varridos da Amazônia, chegando até a atingir regiões de floresta de países vizinhos, como Paraguai e Bolívia.
Alertas do Deter
Para o monitoramento das queimadas, o INPE utiliza o Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real, mais conhecido como DETER.
No site institucional, o serviço é descrito como:
Um sistema de alerta para dar suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e demais órgãos ligados a esta temática.
Trata-se de um instrumento de preservação ambiental extremamente importante, sem o qual não seria possível medir o tamanho da destruição nas florestas brasileiras.
Para tanto, são utilizadas imagens captadas por satélite, que podem indicar três classes de devastação.
Explicação:
melhor resposta pfvr,-,
Resposta:
Há sinais desse movimento desde a época do descobrimento, mas foi no governo de Getúlio Vargas (1930-1945) que a colonização da floresta passou a ser vista como estratégica para os interesses nacionais. Era a época da Marcha para o Oeste.
Foram anos de incentivos governamentais à exploração da floresta. Estradas foram abertas para facilitar o desenvolvimento da região. Durante a ditadura militar, a política para a Amazônia ficou conhecida pelo lema “Integrar para não Entregar”.
Junto com a ocupação e o desenvolvimento da região veio também a destruição do bioma. Estima-se que, na década de 1970, as derrubadas tenham atingido 14 milhões de hectares, número que deve chegar a 70 milhões de hectares nos dias atuais.
Explicação:
desculpa só consegui 12 linhas :V