Sociologia, perguntado por Acrazyexol, 6 meses atrás

Faça um texto de 10-15 linhas explicando sobre a instituição social de saúde.

Soluções para a tarefa

Respondido por hotaruu
1

Resposta:

A determinação social da saúde está muito além de determinantes isolados e fragmen- tados que, sob uma perspectiva reducionis- ta, são associados com fatores clássicos de riscos e estilos de vida individuais.

Iniquidades sociais, portanto, são carências determinadas socialmente, que condicionam a existência de pessoas, grupos e populações, as quais são caracterizadas por desigualdade de acesso, ou ao não acesso, a bens materiais e imateriais, patrimônios humanos, responsáveis por proporcionarem um patamar de vida humana ...

Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.

3º A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.

Explicação:

Objetivo: realizar reflexão crítica a respeito dos diferentes modelos interpretativos atuais dos Determinantes Sociais da Saúde e as iniquidades que dificultam o acesso e o direito à saúde. Método: estudo teórico, que utiliza o referencial teórico da hermenêutica crítica para compreensão  reconstrutiva, a partir de uma relação dialética entre a explicação e a compreensão dos modelos  interpretativos dos determinantes sociais da saúde e iniquidades. Resultados: são repertoriados  modelos interpretativos da temática investigada. A partir da identificação de três gerações,  historicamente contextualizadas, dos modelos interpretativos dos determinantes sociais da  saúde; a terceira geração e atual mostra-se como a síntese histórica das anteriores, dividindose nos modelos: neomaterialista, teoria psicossocial, teoria do capital social, teoria culturalcomportamentalista e teoria do curso da vida. Conclusão: discute-se, a partir de uma reflexão  saúde; a terceira geração e atual mostra-se como a síntese histórica das anteriores, dividindose nos modelos: neomaterialista, teoria psicossocial, teoria do capital social, teoria culturalcomportamentalista e teoria do curso da vida. Conclusão: discute-se, a partir de uma reflexão  dialética e crítica social, a complementaridade entre os modelos de determinantes sociais da  saúde e a necessidade de uma concepção compreensiva dos determinantes para orientar ações  intersetoriais para erradicação das iniquidades que dificultam o acesso à saúde.  

Perguntas interessantes