Faça um texto comparando o ensino religioso das escolas de hoje em dia e o de antigamente.
Alguém me ajuda pfvrr é pra hoje URGENTE
Soluções para a tarefa
Resposta:
No período colonial brasileiro a educação estava alicerçada entre três esferas institucionais que eram: a Escola, a Igreja e a Sociedade política/econômica. Nesta fase os colonizadores queriam de qualquer forma impor suas idéias européias, enquadrando assim, as pessoas aos valores sociais que eles defendiam como sendo bom para a sociedade, nesse período o Ensino Religioso se fundia e confundia com a corte.
O Ensino Religioso no período imperial não mudou muito de figura, tudo porque a Religião Católica Romana era a religião oficial do Império e o Ensino Religioso passaram a ser acobertado e submetido à Metrópole como aparelho ideológico, já que nessa época a Igreja era dona de um vasto patrimônio econômico e cultural e não conflitava com a corte, isso sem falar que a mesma trabalhava com a educação, mesmo sendo papel do Estado.
No período republicano o Ensino da Religião Católica Romana passa por uma crise, pois um novo regime que surgiu em 1891 pede a separação do Estado e da Igreja. A partir desse fato, passa a vigorar a seguinte expressão: “Será leigo o Ensino ministrado nos estabelecimentos oficiais de ensino”.
A nova concepção do ER veicula um conhecimento específico e um objetivo próprio a ser seguido. Esse conhecimento objetiva conhecer os fundamentos do fenômeno religioso no cotidiano da vida para compreender a busca transcendente e o sentido da existência humana, oferecendo ao educando critérios de segurança ao exercício responsável de valores universais para a construção da cidadania, lembrando que o fenômeno religioso se estrutura da bipolarização, cultura e tradição religiosa, visto que cada cultura tem no seu substrato o religioso e que toda tradição religiosa se estrutura numa cultura, caderno temático nº 2000.
Explicação:
Em resumo, antigamente o ensino religioso visava impor apenas ideais cristãos, em um sistema não laico, enquadravam pera ensinar apenas pessoas que faziam parte da corte, depois, o ensino imperial seguia os mesmos ideais: pessoas que faziam parte da alta classe tinham ensino religioso. O objetivo atual do ensino religioso é fazer com que todas as religiões (e não só a cristã), façam parte do ensino, assim os alunos irão poder conhecer todas elas de forma igualitária, sem discriminação e atendendo um sistema laico.