Faça um texto comentado sobre o centro e a periferia de nossa cidade?
Soluções para a tarefa
Explicação:
A leitura das cidades brasileiras, há muito tempo, parte da premissa da existência de um centro e uma periferia, que corresponderiam, respectivamente aos bairros ricos e aos pobres, mas que também toma sentido diferente, metafórico sobre aqueles que tem cidadania garantida e os que não, dos que tem seus direitos respeitados e os que não, e principalmente, de quem participa da vida política e de quem não. Segundo esta visão, as favelas e seus moradores estão excluídos da cidade, da vida política e econômica. Mas será que é assim mesmo?
A cartografia nos dá uma dica importante: todo mapa, quando é elaborado, tem seu centro escolhido de acordo com os interesses do cartógrafo. O centro do mapa mundi pode ser a antárdida, o polo norte, a África, a América Latina, ou qualquer outro ponto, é uma questão de escolha de acordo com aquilo que se quer representar. Neste sentido, uma amiga fez um trabalho em uma favela de Santos porque as crianças questionaram as educadoras sobre as longas distâncias até os equipamentos públicos. Para demonstrar isso, traçaram uma série de círculos concêntricos para denotar as distâncias e direções e escolheram como centro a própria favela. Nada mais justo já que a referência eram as crianças. O ponto é que isto tem uma importância enorme já que no resto todo do tempo aquele lugar é representado na periferia, ou seja, é uma decisão que tem o sentido de romper com uma ideia permanente na sociedade.
Mas a noção de favela como periferia, e portanto à parte do sistema é também verdadeira? De certo que não. As favelas são a principal forma de habitação nas grandes cidades latino-americanas, e em especial em São Paulo e no Rio de Janeiro. Elas são o resultado de uma política pública sobre a regulação da terra, do trabalho e do salário. A favela nasce da imposição de um salário mínimo incompatível com o preço da terra no mercado formal, salário este que garante a competitividade da indústria nacional e garante altas taxas de lucro.