Faça um texto breve de 15 linhas falando sobre a tecnologia entre os povos indígenas
Soluções para a tarefa
Resposta: Apesar da distância, a aldeia é equipada tecnologicamente. A tribo possui um gerador de energia que funciona todos os dias das 19h às 23h. Durante o dia, algumas casas são abastecidas com a energia captada por placas solares. O avanço tecnológico nas aldeias possibilitou algumas mudanças de hábitos, segundo avaliação do cacique Azarias Ioio Iaparrá. Eletrônicos antes considerados novidades para os índios, atualmente são ítens comuns no dia a dia da tribo. Andando pelas pequenas vias da aldeia Kumenê é possível perceber índios que trocaram as redes de dormir pelas redes virtuais, e o arco e flecha pelos mouses e computadores. notebooks e televisões. Os eletrônicos são adquiridos pelos índios mesmo sem sinal de telefonia móvel, internet e energia 24 horas.
Uma das indígenas que utiliza a tecnologia é a jovem Ingrid Iaparrá, de 23 anos. Ela tem um celular comprado em Caiena, na Guiana Francesa, e mesmo sem fazer ligações diz que mexer no aparelho é uma das atividades que mais gosta de fazer na aldeia para registrar o cotidiano dos familiares e amigos.
“Eu ganhei o aparelho do meu pai. Gosto de filmar o que a gente vive na aldeia, como a caça e a pesca”, contou a índia enquanto gravava um vídeo do pai assando uma caça para o almoço.
O indígena Jafre Ioio, de 34 anos, também tem um celular. Ele usa o aparelho para se distrair na aldeia escutando músicas evangélicas na língua materna da tribo, o dialeto palikur. Veja o vídeo.
“Sou evangélico e uso o celular para escutar minhas músicas. É só para isso porque aqui não temos sinal de celular”, contou o índio.