Artes, perguntado por juliabarbosa642, 8 meses atrás

Faça um texto bem elaborado com os temas estudados:
-ARTE DA PRÉ HISTORIA
-ARTE GREGA
-ARTE ROMANA
-ARTE EGIPCIA

ME AJUDEM POR FAVOR

Soluções para a tarefa

Respondido por julianalima200306
0

Arte Pré-Histórica

É chamado também de Era Ágrafa, período que antecedeu à invenção da escrita. Ganha esse nome porque é um período que não foi registrado por nenhum documento escrito, no entanto, o homem pré-histórico registrou sua evolução através dos seus instrumentos, armas, fósseis, utensílios, gravuras, pinturas e fragmentos de joalheria e ornamentação. A produção artística do homem pré-histórico, pelo menos a que foi encontrada e conservada, em grande parte, é representada por objetos portadores de uma utilidade, seja ela doméstica ou religiosa. Temos como objetivo estudar a evolução da arte da Pré-História, assim vamos conhecer sua história partindo do Paleolítico Superior, pois é nesse momento que os pesquisadores registram as primeiras manifestações artísticas.

PALEOLÍTICO SUPERIOR

Os homens do período Paleolítico Superior eram nômades, deslocavam-se de um lugar para outro em busca de alimentos, ou seja, procuravam tudo o que era necessário para sustentar a vida por meio da caça, da pesca, da coleta de frutos, sementes e raízes. A principal característica dos desenhos desse período é o naturalismo. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas. O artista desenhava e pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava.

Para homens como os do Paleolítico Superior, desconhecedores da agricultura e da domesticação de animais, caçadores sempre ao capricho de clemência do tempo e provavelmente ao azar, sempre temerosos pelo dia de amanhã, esses animais eram tudo. Atualmente, a explicação mais aceita é que essa arte era realizada por caçadores, e que fazia parte do processo de magia por meio do qual se procurava interferir na captura de animais, ou seja, o pintor-caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. As marcas da presença humana do Período Paleolítico podem ser vistas até hoje em pinturas rupestres encontradas em cavernas, preservadas até hoje, onde eles desenhavam cenas do seu cotidiano. Existem vários exemplos pelo mundo, que demonstram a pintura rupestre, destacamos abaixo algumas delas.

A Caverna de Lascaux, em Dordonha, na França, que teve suas pinturas descobertas em 1940, datadas de 15 mil a 17 mil anos a. As ilustrações retratam com excelentes detalhes numerosas espécies de animais como cavalos, cervos, bovinos e felinos. Descoberta ao acaso por espeleólogos amadores, em 1994, as pinturas presentes na caverna são consideradas as mais antigas produções artísticas que se têm conhecimento. Técnicas de sombreamento das imagens, de raspagem das paredes antes de pintá-las e o esfumaçamento das cores evidenciam a complexidade técnica desenvolvida pelos seres humanos do Paleolítico para expressar artisticamente as experiências de sua vida.

A gruta de Niaux, no sul de França, na região dos Pireneus, no vale de Vicdessos, descoberta pelo arqueólogo Émile Cartailhac, em 1906, possui uma galeria larga designada de Salão Negro. Acredita-se que os materiais mais usados como aglutinante para as pinturas rupestres foram sangue, argila, excrementos humanos, látex de plantas, gordura e clara de ovos de animais. Além das pinturas, eles produziram algumas peças de artesanato bastante simples. A descoberta e o domínio do fogo trouxeram-lhe muitos benefícios como aquecimento, cozimento dos alimentos, especialmente a carne, e da argila, e facilitava a habitação em cavernas pela iluminação e proteção contra animais selvagens.

Perguntas interessantes