faça um texto argumentativo sobre como você ajudaria alguém a ser mais organizado
Soluções para a tarefa
DICA 1 – ESCREVA TUDO QUE QUER LEMBRAR, DE PREFERÊNCIA NO MESMO LUGAR
Escreva tudo que você quer e precisa lembrar, compromissos, tarefas, lembretes, prazos, contatos, tudo. Não conte com a sua memória, pois por melhor que ela seja, ela pode falhar. O próximo passo é escolher onde você vai escrever suas informações.
Existem diversas ferramentas que você pode usar para escrever o que você quer lembrar, como aplicativos para uso no celular ou no computador como o Evernote, o OneNote ou o Google Keep.
Já se você prefere escrever no papel, você pode usar um planner ou uma agenda. Se você quiser saber mais sobre o que é um planner é só acessar o post que fizemos explicando tudinho. O ideal é que você consiga guardar todas as suas anotações em um só lugar, para concentrar todas as informações juntas. Ou seja, eleja a ferramenta que você vai utilizar para todas as anotações. Se você começar a anotar algumas coisas em um caderno, outras em aplicativo, você só vai ficar mais confuso. Menos é mais!
DICA 2 – DOE TUDO QUE VOCÊ NÃO USA MAIS
É comum acumular coisas que não usamos. Aquelas roupas que não cabem mais e que guardamos eternamente na esperança de um dia voltar a usar. Aqueles utensílios de cozinha que você ganhou de presente, não faz ideia pra que serve, mas tem pena de se desfazer.
Tudo isso que você acumula e não usa, acaba virando energia parada, o que não é nada bom. Sem contar que essas coisas estão ocupando lugar que poderia ser bem melhor aproveitado. Abra-se para o novo! Ganhe espaço na sua casa e faça essa energia parada circular, doando tudo que você não usa mais. Lembre-se, menos coisas guardadas são menos coisas para organizar. De quebra você ainda vai ajudar quem está precisando.
DICA 3 – NÃO TENTE SER PERFECCIONISTA
Virar uma pessoa organizada não acontece de um dia para o outro. É um processo lento que vai sendo conquistado aos poucos. Não tente fazer tudo de uma vez, comece pelas mudanças pequenas, como por exemplo, arrumar seu armário e tentar mantê-lo arrumado.
Depois arrume sua cozinha e todo o resto da sua casa. Quando conseguir manter essa parte arrumada, passe para as organizações maiores e mais complexas, como suas tarefas diárias e seu controle financeiro. Não tente organizar sua vida toda de um dia para o outro, isso não vai acontecer. Dê um passo de cada vez e comemore as pequenas vitórias.
DICA 4 – EVITE A PROCRASTINAÇÃO
Um dos principais hábitos que pessoas organizadas tem é fazer um pouco todos os dias. Tirou algo do lugar? Coloque de volta. Sujou alguma coisa? Limpe. Imediatamente. Nada de empurrar pra frente e acumular tarefas, pois é assim que a bagunça acontece.
Cumpra seus prazos e mantenha sua arrumação sempre em dia. Faça diariamente o que for necessário para manter suas tarefas completas, as coisas no lugar e pare de procrastinar.
DICA 5 – USE O MÉTODO MARIE KONDO PARA SE ORGANIZAR
Marie Kondo é uma personal organizer japonesa que criou um dos método de organização mais difundidos do mundo, o “Kondo Marie”. É um método diferente do que estamos acostumados. Normalmente arrumamos nossa casa por cômodos, mas o Kondo Marie consiste em dividir e arrumar suas coisas por categorias, das mais fáceis e rápidas, como por exemplo, todas as suas roupas, para as mais difíceis e demoradas, como todos seus livros e todas as suas fotos.
Kondo Marie também defende que você só fique com as coisas que realmente te trazem prazer e alegria, tendo que se desfazer de todo o resto. Isso faz com que você crie um carinho e um laço por tudo que você tem, facilitando a organização.
Você também vai precisar definir um lugar certo para cada coisa na sua casa. Depois é só colocar sempre de volta no mesmo lugar. Se você se interessou e quiser saber mais sobre o método Kondo Marie, deixaremos o nome do livro dela no final do post.
DICA 6 – USE O MÉTODO GTD PARA SE ORGANIZAR
GTD é a abreviação do termo em inglês “get things done”. A tradução desse termo para o português é “fazer acontecer”. Esse método, relativamente simples, criado por David Allen, consiste em escrever e listar todas as suas tarefas. Assim você não vai ficar tentando lembrar de nada e ficará com a sua mente livre para colocar a mão na massa.
Depois você vai classificar seus afazeres listados e tentar concluí-los, do mais urgente para o menos urgente. Tudo que for possível ser feito em pouco tempo, faça imediatamente. Assim, as pequenas tarefas não vão se acumular e atrapalhar a conclusão das tarefas mais demoradas. O mais difícil disso tudo é conseguir listar suas prioridades e não procrastinar.