História, perguntado por gabrielelivve33, 6 meses atrás

Faça um texto analisando a escravidão no Brasil (por que a escravidão foi adotada no Brasil condições de vida e trabalho dos escravos e resistência abolição e racismo)

Por favor gente mim ajuda é ainda pra hoje por favor!! ​

Soluções para a tarefa

Respondido por ithalageamonond
0

Resposta:

A escravidão no Brasil foi com base no interesse português de instalar no país indústria de açúcar que já contava com a mão de obra escrava. Inicialmente dos nativos indígenas, depois dos africanos trazidos pelos Navios Negreiros.

Explicação:

Em 1500 os portugueses chegaram no Brasil por engano, eles buscavam encontrar a Índia, no entanto vieram parar em solo brasileiro. Quando chegaram estavam em situação de doença e pobreza, devido a longa viagem em mar aberto. Os índios que os receberam foram receptivos e prestaram ajuda aos doentes desconhecidos que chegavam nas praias do Brasil.

Assim que se estabeleceram aqui, os portugueses já se organizavam para dominar e escravizar os nativos, eles utilizaram dos conflitos internos para manipular os indígenas uns contra os outros e assim enfraquece-los. Em cerca de 80 anos os indígenas perderam mais de 70% da sua população assassinada pelos invasores. Com o massacre dos índios, os portugueses começaram a trazer africanos escravizados para o Brasil. A intenção era colocar os escravos para trabalhar na produção de açúcar e posteriormente de café.

A condição de trabalho era desumana. Trabalhavam de 15 a 18 horas por dia, eram proibidos de cultuar suas crenças e costumes africanos, assim como proibidos de falar a língua de seus países. Muitas crianças eram separadas das mães para serem vendidas, as mulheres africanas eram violentadas e a taxa de vida de um escravizado era de apenas 35 anos de idade.

Certamente os escravos resistiram e seus descendentes resistem ainda hoje. Os Quilombos foram desenvolvidos como abrigo de resistência para o povo escravizado se esconder e se organizar.

Em 13 de maio de 1888 a escravidão no Brasil foi abolida. Não por bondade ou falta de querer dos senhores de engenho, mas por pressão da Inglaterra em cima do Brasil, que era o único país do Ocidente que ainda não havia abolido a escravidão. Após essa data, o país enfrentou diversas dificuldades quanto ao racismo e ao trabalho escravo ilegal. Ainda hoje o racismo estrutural, dívida histórica desse período, mata um jovem negro a cada 23 minutos no Brasil. A luta antirracismo é todos os dias, negritude nunca deixou de ser Resistência nesse país.

Mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/926571

Anexos:
Perguntas interessantes