História, perguntado por lenazardo1, 1 ano atrás

faça um resumo sobre os idosos que trabalham

Soluções para a tarefa

Respondido por moraisvinicius997
0

Resposta:

1. O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NO BRASIL

Acontece com a velhice o mesmo que com a morte. Alguns enfrentam-na com indiferença, não porque tenham mais coragem do que os outros, mas porque têm menos imaginação.

Marcel Proust

Segundo a Organização Mundial de Saúde é considerada idosa qualquer pessoa a partir de 60 anos de idade, mas vale lembrar que tal consideração é avaliada segundo o envelhecimento fisiológico, o que não impede uma pessoa de ser social e intelectualmente ativa.

Os fatores determinantes do envelhecimento, a nível da população de um país, são, fundamentalmente, ditados pelo comportamento de suas taxas de fertilidade e, de modo menos importante, de suas taxas de mortalidade. Para que uma população envelheça, é necessário, primeiro, que haja uma queda da fertilidade; um menor ingresso de crianças na população faz com que a proporção de jovens diminua.

O envelhecimento da população brasileira é um fenômeno recente, devido as melhorias nas condições de vida pelas quais o país passou nas últimas décadas, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer subiu para 75,2 anos, o acréscimo é de 3 meses e 18 dias em comparação com 2013 - (74,9 anos) . Separando os sexos, as mulheres tiveram um ganho de 3 meses e 11 dias, passando de 78,6 para 78,8 anos. Enquanto os homens ganharam 3 meses e 25 dias, indo de 71,3 para 71,6 anos. O levantamento feito pelo IBGE publicado em 01/12/2016 é usado pelo Ministério da Previdência Social como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias. O crescimento da parcela da população com mais de 60 anos, além de já ser uma realidade, tende a se acentuar no Brasil nos próximos anos, fato irreversível, e que deverá se acentuar, no futuro próximo imediato.

O impacto desta nova "ordem demográfica" é imenso — sobretudo, quando se observa que os fatores associados ao subdesenvolvimento continuarão se manifestando por um tempo difícil de ser definido. Não estamos, portanto, diante de uma situação como a europeia. Quando o envelhecimento de suas populações ocorreu, a maioria dos países europeus já apresentava níveis socioeconômicos que proporcionavam a grande parte de suas populações, condições de vida satisfatórias. Com isso, os problemas consequentes ao envelhecimento populacional puderam ser encarados como prioritários. Nem por isso tem sido fácil resolvê-los.

O envelhecimento é um fenômeno que está relacionado á vida de todos os seres vivos, e na espécie humana está atrelado ás suas condições de vida e trabalho. É um processo que ocorre de maneira singular para cada indivíduo e, embora esteja vinculado a uma série de alterações biológicas que lhe impõem alguma dificuldade, não necessariamente está vinculado apenas a perdas e limitações; pelo contrário, pode se caracterizar como um período de intensa funcionalidade cognitiva, afetiva e física, caso haja oportunidade para tal. (NERI apud OLIVEIRA; OLIVEIRA; WAJNMAN, 2004).

As regras sociais determinam o tempo para ir à escola, começar uma carreira, casar, ter filhos, ter netos e se aposentar. As pessoas procuram estar dentro do tempo social, sentindo-se mal quando estão atrasadas ou adiantadas. O tempo social é imposto às crianças, adolescentes, adultos e idosos e é um modelo linear de desenvolvimento do qual não se pode fugir. Ele define também em que momento as pessoas são consideradas “velhas”. Desta forma, a velhice é uma construção social e cultural, sustentada pelo preconceito de uma sociedade que quer viver muito, mas não quer envelhecer.

A saúde intelectual e física nesse processo é de grande valia. Essas podem ser equilibradas através de atividades sociais e de lazer que não deixam com que o indivíduo em fase de envelhecimento se sinta excluído da sociedade e incapaz de exercer funções.

1.2. Benefícios do Trabalho na Terceira Idade

O Estatuto do Idoso (Lei nº. 10.741 , de 1º de outubro de 2003) decreta que é uma obrigação social e de Poder Público garantir ao idoso seus direitos á vida, á saúde, á educação, á cidadania, ao trabalho, entre outros (BRASIL, 2003).

É importante ressaltar que o trabalho é fator determinante para o desenvolvimento humano. Através dele que se constrói a identidade do indivíduo, a qual fornece sentido à sua existência como ser social. Assim, devemos considerar a importância da inclusão da pessoa idosa no mercado de trabalho. Sendo imprescindível a garantia de políticas públicas que atendam essas pessoas, dando-lhes condições adequadas para exercerem seu potencial.

Para Argimon, Lopes e Nascimento (2001), é comprovada a importância do trabalho na qualidade de vida de idosos, já que influencia no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional destes. Sendo assim, quando o trabalho é atrelado à ideia de satisfação e realização pessoal, as possibilidades de uma sobrevida mais digna e saudável são maiores, preservando assim o papel social do sujeito em seu próprio meio.

Respondido por coult40
0

Resposta:

Ola!

 O  Estatuto do Idoso decreta que é uma obrigação social e de Poder Público garantir ao idoso seus direitos á vida, á saúde, á educação, á cidadania, ao trabalho, entre outros.

  A ocupação profissional é também positiva para os idosos.

Espero que tenha ajudado e que tenha bons estudos durante sua vida escolar!!!

Explicação:


coult40: coloca como melhor resposta por favor
coult40: mas coloca só se eu estiver te ajudado mesmo
Perguntas interessantes