Faça um resumo sobre oq vc entendeu sobre a forma da terra
(30 linhas)
Soluções para a tarefa
A terra é geóide. Isso significa que é esférica, mas não perfeitamente redonda. Seu raio no equador é ligeiramente maior, e a linha imaginária se estende horizontalmente no meio do planeta. Além de protuberantes no meio, os pólos da terra também são ligeiramente achatados. O geóide descreve a forma do modelo terrestre e é usado para calcular a posição precisa da superfície.
A terra tem um satélite natural, a lua. A Terra é o único planeta do sistema solar que possui apenas uma lua. Por exemplo, Vênus e Mercúrio não têm satélites, enquanto Júpiter e Saturno têm uma dúzia cada um.
O interior da terra é uma estrutura complexa de rochas superaquecidas. A maioria dos geólogos reconhece três camadas principais: um núcleo denso, um manto enorme e uma crosta frágil. Ninguém jamais conseguiu chegar até o centro.
O núcleo da terra é feito principalmente de ferro e níquel. Consiste em um centro sólido rodeado por uma camada externa líquida. O núcleo está localizado a cerca de 2.900 quilômetros abaixo da superfície da terra, com um raio de cerca de 3485 quilômetros.
Uma rocha espessa envolve o núcleo. O manto tem cerca de 2.900 quilômetros de espessura, o que representa 84% da Terra. Algumas partes do manto são fundidas, o que significa que são compostas de rocha parcialmente fundida. A rocha derretida no manto continua se movendo e durante erupções vulcânicas e cristas meso-oceânicas, são forçadas a atingir o solo.
A crosta é a camada mais fina da Terra, respondendo por apenas 1% da massa da Terra. Existem dois tipos de crosta: crosta oceânica delgada e densa e crosta continental espessa e menos densa. A crosta oceânica se estende cerca de 5 a 10 quilômetros abaixo do fundo do mar. A crosta continental tem cerca de 35 a 70 quilômetros de espessura.
A crosta terrestre é coberta por uma série de placas tectônicas em constante movimento. Uma nova crosta é formada ao longo das dorsais meso-marinhas e vales em fenda. No processo, as placas são separadas umas das outras em um processo chamado vales em fenda. As placas deslizam para cima e para baixo umas das outras durante o mergulho. Eles colidem uns com os outros em um processo chamado falha.