Português, perguntado por lucao3874, 6 meses atrás

Faça um resumo sobre o texto"uma diferença letal".

Uma diferença letal

Há uma desproporção no poder destrutivo da bomba atômica e da bomba de hidrogênio. A pri meira é produzida por reações de fissão; a segunda se dá por fusão, o que a torna muito mais potente

Os artefatos nucleares - bombas atômicas e termonucleares são as armas de destruição em massa mais poderosas e mortíferas já inventadas pelo ser humano. Podem ser lançadas a partir de aviões de caça, bombardeiros, submarinos e mísseis balísticos de curto, médio e longo alcance - estes últimos denominados "misseis intercontinentais".
Até hoje, nenhuma explosão superou a potèn cia da Bomba Tzar, nome dado à bomba RDS-220, a mais potente arma nuclear já detonada no mundo. Desenvolvida pela antiga União Soviética, o artefa to tinha 58 megatons (equivalente a 58 milhões de toneladas de trinitrotolueno, mais conhecido como TNT), e foi testada em 30 de outubro de 1961, em Nova Zembla, uma ilha do oceano Artico.

Em termos de comparação, a Bomba Tzar era 3 mil vezes mais potente do que o artefato que os Estados Unidos lançaram sobre Hiroshima em 6 de agosto de 1945, a primeira vez que uma arma nuclear foi usada em situação de conflito. A Little Boy ('garotinho, em tradução literal), como foi batizada a bomba que devastou aquela cidade japonesa, tinha 15 quilotons (15 toneladas de TNT). Já o artefato Fat Man ('homem gordo'), lançado sobre Nagasaki três dias depois do bombardeio de Hiroshima, tinha 21 quilotons. Um dado curioso é que apenas 7 kg de urá nio-235, que foi a massa usada nas bombas de Hiroshima e Nagasaki, equivaleram, em poder de destruição, a 15 mil e 21 mil toneladas de TNT.

Tanto a Little Boy quanto a Fat Man foram produzidas pelo processo de fissão nuclear, que é a quebra de um núcleo atômico instável em dois átomos menores pelo bombardeamento de nêutrons. Quando ocorre a separação, libe ra-se uma grande quantidade de energia, e a cada colisão são liberados novos neutrons, que vão colidir com novos núcleos, provocando a fissão sucessiva de outros núcleos e estabele cendo, então, uma reação em cadeia.

Na fissão nuclear, os pesados núcleos atómicos do urá nio ou plutônio são desintegrados em elementos mais leves, quando são bombardeados por nêutrons. Quando se processa o bombardeamento de um núcleo, produzem-se mais neu trons que bombardeiam outros núcleos, gerando uma reação em cadeia. Estas são as chamadas bombas-A.[...]

respondam certo pôr favor​

Soluções para a tarefa

Respondido por ageujhosep
1

Resposta:

A Segunda Guerra Mundial foi marcada por bombas atômicas e a destruição causada por elas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Mais de 70 anos após o fim do conflito, surge uma nova ameaça: a bomba termonuclear Também conhecida como bomba de hidrogênio, o artefato que Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, afirma ter criado ainda é imprevisível, mas o que se sabe é que tem um poder destruidor muito maior que qualquer coisa já vista pela humanidade. “A detonação de um artefato como esse, se ocorrer, pode liberar material radioativo e radiação eletromagnética num nível muito superior ao das bombas lançadas no Japão”, aponta Ítalo Curcio, professor de física da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em entrevista à GALILEU.


lucao3874: muito obrigado vc não sabe o quanto vc me ajudou
ageujhosep: por nada
lucao3874: eu tinha postado de 1 da tarde e ninguém me respondeu
lucao3874: obgd
Perguntas interessantes