Faça um resumo sobre o processo de industrialização da china
Soluções para a tarefa
Made in China: o país que virou a indústria do mundo
A onda liberalizante que o Ocidente viveu ao final dos anos 70, com o Consenso de Washington, teve ecos na China. A abertura econômica do país asiático aconteceu em 1978. A partir de então, o sistema fechado chinês passou a se abrir gradativamente. O responsável por começar esse processo foi Deng Xiaoping, que recebeu a missão de transformar a economia chinesa de majoritariamente agrária para potencialmente industrial. O trabalho do sucessor de Mao Tsé-Tung, que morreu em 1976, foi manter a centralização da economia chinesa ao mesmo tempo em que promovia a abertura da economia local para a iniciativa privada.
Deng promoveu o fim da estatização total da terra, que havia sido implementada por Mao nos primeiros anos da revolução. Sob Deng, os agricultores voltaram a ser donos das terras. “Foi possível promover uma melhora extraordinária na produtividade agrícola da China simplesmente dando liberdade aos agricultores camponeses para usar sua própria iniciativa”, avalia o historiador Archie Brown em sua obra “Ascensão e queda do Comunismo”.
Com a abertura para vendas de produtos agrícolas, um imenso mercado interno para bens industrializados foi criado a partir do acúmulo dos camponeses, o que deu um impulso para a acumulação de riqueza no interior chinês e, consequentemente, para a criação das primeiras empresas locais de capital privado, lideradas por empreendedores com pouca ou nenhuma educação formal. E que também não tinham experiência em negócios. Para isso, já nos anos 1990, Deng criou uma política de repatriamento dos imigrantes chineses que haviam saído do país para estudar e empreender. A criação de uma nova elite econômica e intelectual viria a germinar as lideranças que fundaram algumas das gigantes da internet chinesa do século 21.
Elias Jabbour, professor de Planejamento Econômico da FCE/UERJ, coloca como ponto de virada do desenvolvimento da China a política de liberação do excedente da produção agrícola para comércio. Antes da abertura econômica, toda produção era socializada. Com o tempo, foi permitido aos produtores rurais vender parte da produção no mercado, ainda que o governo ficasse compulsoriamente com uma importante parte da produção. “A China camponesa passou a praticar a via americana, que entendia o pequeno camponês como potencial granjeiro e futuro empresário. Hoje, 70% dos empresários privados têm origem camponesa”, destaca Jabbour.
......................
Ass: luamoon75