Biologia, perguntado por gs7698855, 10 meses atrás

Faça um resumo sobre "as partes do olho humano"


gs7698855: me ajudem porfavor e para hoje

Soluções para a tarefa

Respondido por krehnkekerolaine
1

Resposta:

Anatomicamente o olho pode ser dividido em dois segmentos principais:

Segmento anterior, constituído pela esclera, córnea, íris, corpo ciliar, humor aquoso e cristalino.

Segmento posterior, constituído pela coroide, membrana de Bruch, humor vítreo e retina.

Quando os olhos estão abertos a luz passa através de suas estruturas transparentes sofrendo refração (desvio) a fim de atingir a retina no ponto correto (mácula).

A córnea é a estrutura do olho responsável pela refração, porém outras estruturas como, o filme lacrimal, o humor vítreo e o cristalino também contribuem para esse papel.

Quando a luz chega à retina (no fundo do olho), ela estimula fotorreceptores, células nervosas sensíveis à luz, que transmitem impulsos nervosos através do nervo óptico até áreas especializadas do cérebro, formando a visão.

Esclera

A esclera, parte branca do olho, é uma camada fibrosa de revestimento externo do globo ocular.

Córnea

A córnea é uma calota cristalina formada por células de revestimento planas e transparentes que forma estrutura contínua com a esclera.

Coroide

A coroide é um tecido altamente vascularizado que fornece sangue e nutrientes para a esclera e parte externa da retina.

Íris e pupila

A íris, parte colorida do olho, é um músculo circular posicionado em frente ao cristalino que controla o tamanho da pupila (orifício central). O músculo da íris relaxa sob luz fraca, aumentando o tamanho da pupila e contrai sob luz forte, reduzindo o tamanho da pupila e a entrada de luz, protegendo assim a retina.

Retina

A retina é uma camada fina (0,5mm de espessura na região posterior próximo à cabeça do nervo óptico) de células fotorreceptoras que recebem a luz. Essas células fotorreceptoras estão associadas a neurônios, capazes de converter a luz em impulsos nervosos, que são enviados ao cérebro através do nervo óptico.

Perguntas interessantes