faca um resumo sobre a vinculacao
Soluções para a tarefa
A teoria da vinculação foi desenvolvida na década de 1950 por John Bowlby, esta teoria veio “complementar” a visão que temos sobre o ser humano, dando uma ênfase especial às relações interpessoais. Assim sendo, vai de encontro às teorias de Freud, Piaget, Vygotsky, Erickson entre outros, já que as perspectivas destes destacam a extrema importância das relações e ao papel fundamental que estas têm no desenvolvimento.
Segundo esta teoria o ser humano ( e não só) tem necessidade/capacidade de estabelecerem uma relação afectiva e emocional desde o nascimento, com o adulto mais próximo que lhe proporciona cuidados básicos, assegurando-lhe a sobrevivência. Este processo muitas vezes assemelha-se a um instinto de sobrevivência, na medida que é um processo que foge totalmente a toda e qualquer consciência ou pensamento. A vinculação surge como algo inato, essencial para a sobrevivência, é algo automático e instintivo, possivelmente tendo origem na nossa fragilidade nos primeiros anos de vida. Estamos assim “programados” a estabelecer laços emocionais com a pessoa mais próxima de nós, de forma a garantimos a sobrevivência.
A vinculação situa-se temporalmente paralela com o período inicial em que a criança explora o mundo à sua volta. Assim, a vinculação servirá como veiculo para essa mesma exploração, a vinculação definirá a forma como a criança irá explorar o meio que a rodeia. Desta forma o papel do adulto nesta fase inicial de extrema importância, pois a vinculação irá definir muitos traços da personalidade da criança e consequentemente do futuro adulto.
A função do adulto na vinculação é ser um bom “porto de abrigo”, permitindo à criança explorar o meio por ela própria. A função do adulto é algo complexa, pois tem que estabelecer um equilíbrio, entre a segurança/protecção e a autonomia. O adulto deve segurança/ protecção necessária para que a criança possa enfrentar o meio e este não parecer hostil, ao mesmo tempo o adulto deve promover autonomia, não protegendo demasiado, permitindo o erro e as aprendizagens consequentes.
A vinculação é uma duma relação assimétrica. Ainsworth clarificou a vinculação com base nos seguintes critérios:
É persistente e não transitória;Envolve uma figura específica e reflecte uma atracção que um individuo tem por outro indivíduo;Trata-se de uma relação emocionalmente significativa;O indivíduo deseja manter a proximidade ou contacto com essa figura, ainda que tal possa variar em função de vários factores, como a idade, o estado do indivíduo ou as condições do meio;O indivíduo experiencia uma certa perturbação face a uma situação de separação involuntária e, sobretudo, quando deseja a proximidade e tal não lhe é possível.A relação de vinculação distingue-se das outras relações sociais por quatro características:
Reacções marcadas perante a separação involuntária.Sentimento de segurança.Comportamento de refúgio.Procura de proximidade. ACHEI O LIVRO QUE EU TENHO NA NET SO FIZ ...