faça um resumo sobre a resistência negra e a influência africana
Soluções para a tarefa
A partir do século XV, o comércio de negros e negras da África foi um excelente negócio para traficantes e o Estado em nome do desenvolvimento das terras recém-descobertas nas Américas. Com o aval da Igreja, esses homens e mulheres eram capturados e trazidos ao Brasil para trabalhar como escravos, principalmente, na agricultura, mineração e serviços domésticos.
Os primeiros escravos negros chegaram ao Brasil entre 1539 e 1542, na Capitania de Pernambuco, onde a cultura canavieira estava em forte desenvolvimento. Mais tarde, além do Nordeste brasileiro, outras regiões começaram a receber escravos com destaque para as regiões de extração de minérios em Minas Gerais e, no século XIX, as lavouras de café no Rio de Janeiro e Vale do Paraíba.
Mesmo com o desmonte proposital da cultura, identidade e memória africana que negros e negras enfrentaram durante o processo de escravização, uma parte dessas pessoas resistiram, principalmente no Brasil, e se organizaram em grupos de fugitivos. Era o início dos quilombos.
Resposta:
Dentre as formas de resistência do negro brasileiro expressas pelas manifestações culturais além da Congada, consideram-se a capoeira, as religiões de matriz africana, danças, músicas e outros elementos, os quais foram tão importantes quanto as rebeliões, fugas e ataques aos senhores, que marcou o Brasil escravagista