Ed. Física, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

faça um resumo sobre a história das olimpíadas:
-Quando ocorreu (anos)
-Quais locais (sede)
-Quais esportes
-O que houve de mudança ao longo dos anos
-Quais modalidades esportivas e quais atletas brasileiros sagraram-se campeões

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
49

Resposta:

Deve ser realmente muito emocionante para quem se prepara por muitos anos e conquista uma vaga neste evento!

Não foram poucos os atletas que já vivenciaram essa emoção, pois a origem dos jogos olímpicos está na Grécia Antiga. Vale a pena conhecer essa história…

A origem e a história

Os jogos olímpicos tiveram sua origem na Grécia Antiga, aproximadamente 2.500 anos a.C., e o principal motivo desse evento era homenagear Zeus, que era o deus mais importante para os gregos. Assim, era uma festividade com uma mistura de religião e esporte, mas muito importante para aquela civilização. Acontecia na cidade de Olímpia e inicialmente foi chamado de Festival Olímpico, desde o início aconteciam a cada quatro anos, com poucas modalidades de esportes para competição: boxe, corrida, salto em comprimento, remo, corrida de mensageiros e trombeteiros e luta livre.

Em 392 d.C. tem início um longo período de interrupção dos jogos olímpicos, isso porque Teodósio I, imperador romano, converteu-se ao cristianismo, proibindo a realização de qualquer festividade pagã, incluindo os Jogos Olímpicos. Passaram-se dezesseis séculos sem este evento, até que, em 1894, com o objetivo de retomar o espírito esportivo da era grega e enaltecer os esportes, cria-se o COI - Comitê Olímpico Internacional, liderado por Pierre de Fredy – o Barão de Coubertin, com o apoio de representantes de 15 países, decidem por reiniciar as Olimpíadas, agora da era Moderna. A cidade escolhida para este recomeço não podia ser outra senão Atenas que nessa primeira edição contou com a participação de 285 atletas de 13 países.

União e paz entre os povos

Desde sua origem as olimpíadas marcam a união entre os povos, pois na Grécia Antiga as guerras paravam no período de realização dos jogos e era considerado um pecado muito grave alguém penetrar armado na Elida, região onde ocorriam os jogos.

Também, desde a retomada das olimpíadas da Era Moderna, há o predomínio da união entre as nações, servindo como exemplo de cooperação e união, que começa pelos atletas, mas repercute em cada país.

Símbolos Olímpicos

Existem símbolos que caracterizam os jogos olímpicos. Os mais importantes são:

Aros interligados: os cinco aros interligados na bandeira das olimpíadas, que têm as cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, representam os cinco continentes e a união entre eles. É interessante notar que o fundo da bandeira é branco, isto porque é a única cor que está presente na bandeira de cada um dos países filiados ao COI. Este símbolo existe desde 1913 e posteriormente, também passou a ser a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional.

Tocha: apareceu pela primeira vez em Berlim (1936), é inspirada no fogo sagrado e purificador dos gregos antigos. Percorre diversos países, sendo conduzida pelos melhores esportistas de seus respectivos países. É mesmo emocionante ver a tocha chegar à pira olímpica no dia da abertura!

Lema olímpico: é simples e inspirado também nos gregos - Citius, Altius, Fortius, ou seja, o mais rápido, o mais alto, o mais forte - reflete a ideia de superação do atleta em busca da conquista da medalha olímpica.

Mascote: são personagens que acabam caracterizando cada edição dos jogos olímpicos. A primeira foi criada em 1968 para os jogos da França. O objetivo das mascotes é criar um vínculo afetivo com o público e são criadas levando em consideração as características da cultura ou à fauna do local onde estão sendo realizados os Jogos.

Hino: foi composto pelo compositor grego, Spirou Samara, com letra do músico, também grego, Cositis Palamas, em 1896. O COI adotou-o como “olímpico” em 1958. Desde então, o hino é executado quando a bandeira olímpica é hasteada em todas as cerimônias de abertura.

Juramento: os atletas tem que fazer um juramento antes das competições iniciarem. A leitura do juramento cabe a um atleta do país anfitrião e tem seguinte conteúdo: “Em nome de todos os competidores, eu prometo participar nestes Jogos Olímpicos, respeitando e cumprindo com as normas que o regem, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do esporte e em honra às nossas equipes”.

Medalha: todos correm atrás delas, mas só os melhores conseguem! As medalhas olímpicas de premiação (ouro, prata ou bronze) tem medida padronizada, deve ter, no mínimo, 60 mm de diâmetro e 3 mm de espessura. A medalha de ouro, que corresponde ao 1º lugar deve conter, obrigatoriamente, 6 g de ouro puro, no mínimo. Além disso, todos os atletas e oficiais recebem também uma medalha de participação, oferecida pelo comitê organizador local.

 

Respondido por Matheusieti
0

Os jogos olímpicos eram basicamente uma festividade religiosa, promovido em honra a Zeus.

No quinto dia das Olimpíadas, os jogos acabavam, e, os atletas vencedores lideravam a procissão, indo até o templo de Zeus, onde eles eram premiados com uma coroa de louro, ganhando respeito, e, honra por parte dos espectadores e dos céus, assim como um grande banquete, sendo levados de volta cada um para sua cidade de origem, trazendo orgulho para suas terras natais.

Quais as mudanças dos jogos olímpicos?

A primeira Olimpíada moderna aconteceu em 1896 e os primeiros esportes foram o atletismo, a luta livre, a esgrima, o halterofilismo, o ciclismo, a ginástica, o tênis e a natação.

Quais os atletas brasileiros consagrados as Olimpíadas?

Temos:

  • Rayssa Leal,
  • Rebeca Andrade,
  • Hugo Calderano,
  • Douglas Souza,
  • Daiane dos Santos,
  • Diego Hypólito, entre outros.

Mais sobre os esportes:

https://brainly.com.br/tarefa/16740839

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes