faça um resumo sobre a história da sétima arte (o cinema)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os historiadores dividem o início do cinema em duas fases: o cinema de atrações (de 1895 a 1907) e o período de transição (de 1907 a 1915), quando o cinema deixa de mostrar fatos e passa a ter a perspectiva de narração. A partir de então, o mundo do cinema evolui para a arte. As histórias passam a ter construções narrativas com enredos, personagens e outros elementos que não existiam nas primeiras experiências, com narrativa literária, fazendo com que os filmes fossem mais longos.
Nesse período também surgem os efeitos da montagem, tendo sido Griffith, um dos precursores mais geniais, com uma produção em torno de 400 filmes, ele usava a montagem para fazer suspense, mostrar a motivação e o perfil psicológico da personagem, criar emoção.
O cinema a serviço da propaganda nazista, fascista ou comunista e ainda da industrialização da arte pelos grandes estúdios, ainda no cinema mudo, encontrou uma grande resistência, o americano Charles Chaplin. O cinema é fonte de entretenimento popular poderosa que pode educar ou doutrinar, mas sem dúvida, é um método eficaz de influenciar os cidadãos e foi perigosamente utilizada por Hitler, com objetivo de propagar o nazismo.
No ano de 1911, o cineclubista Ricciotto Canudo escreveu o Manifesto das Sete Artes que dividia as artes considerando sua relação com o espaço e com o tempo. Como o cinema é uma arte do espaço e do tempo, seria então a síntese de todas as outras e portanto foi classificado como a “sétima arte”.
Atualmente, o cinema apresenta grande importância como uma ferramenta de entretenimento e de interação na sociedade. Além disso, diversos filmes apresentam temáticas morais, sociais e atuais, que fazem com que as pessoas que os assistem se conscientizem e sejam informadas sobre diversos aspectos.
Saiba mais sobre cinema em: https://brainly.com.br/tarefa/24743343
Bons estudos!