Faça um resumo sobre a esfinge de tanis (great sphinx of tanis)
Soluções para a tarefa
Resposta:
O exemplar de Tanis destaca-se por ser a maior esfinge monolítica, ou seja, esculpida em um único bloco, exposta em um museu fora do Egito. A iconografia da esfinge, misturando a força e o poder invencível do leão à majestade do rei, é intimamente ligada ao deus sol, que ilumina e dá vida ao mundo, sendo asisim uma imagem viva do próprio faraó. Esta surgiu de uma antiga tradição que via em um ser com corpo de leão e cabeça de falcão poderes espetaculares, como, por exemplo, o de destruir exércitos inimigos. Foi somente na IV dinastia que a esfinge como nós conhecemos, com cabeça humana, começou a aparecer representando as dupla natureza do faraó, a divino e a humana.
Também podemos ver sua representação em objetos funerários e junto à múmias de reis, tal como na famosa máscara funerária de Tutancâmon. Apesar dos esforços dos estudiosos para identificar a identidade do faraó representado no exemplo estudado e a época de seu reinado, a falta de semelhança do rosto com as imagens de reis conhecidas, assim como as diversas inscrições de nomes de reis e datas no corpo da estátua tornam o trabalho difícil. Inicialmente, sua realização era atribuída à Amenemhat II por tratar-se da inscrição mais antiga, quase apagada. Entretanto, atualmente os egiptólogos consideram que a estátua seja ainda mais antiga, do período do Antigo Império, graças às suas características estilísticas.
Nesse caso, seria um raro exemplo de estátua real de uma época tão antiga que sobreviveu ao nosso tempo, pois, é preciso lembrar que, frequentemente, os materiais eram reutilizados.
Explicação:
se puder das 5 estrelas e coração agradeço!:D