faça um resumo sobre A Declaração dos direitos Humanos e Movimento hippie
preciso entregar até quinta-feira.
Soluções para a tarefa
Resposta: O movimento hippie surgiu na cidade de São Francisco, na costa oeste dos Estados Unidos, na década de 60.
Os hippies pregavam o amor livre, o respeito à natureza, ao pacifismo e à uma vida mais simples, sem preocupações consumistas.
Igualmente, utilizavam o consumo de drogas a fim de abrir a mente e serem mais criativos.
Com a escalada de violência entre Estados Unidos e União Soviética, durante a Guerra Fria, surge um movimento que contesta a violência e o capitalismo: o beat.
A cultura beat questionava os valores tradicionais americanos e ocidentais como a moral, o matrimônio, os padrões de beleza e o estilo de vida baseado no consumismo.
Sua origem remonta a um grupo de escritores que se reuniram nos anos 50 com o objetivo de criar obras literárias e criticar a sociedade americana.
Os principais nomes foram Jack Kerouac, Allen Ginsberg, William Burroughs, Anne Waldman, Elise Cowen, entre outros.
O movimento hippie foi herdeiro da cultura beat americana, mas foram mais além de uma escola literária e criaram um estilo de vida próprio.
Não demorou para que os jovens americanos, desiludidos pelo que acontecia na Guerra do Vietnã, sentirem-se atraídos pelo discurso de “paz e amor” e “faça amor, não faça a guerra”
Por esta razão, o movimento hippie encaixa-se na vertente da contracultura, pois discorda da cultura dominante. Ainda acreditavam que o consumo de drogas alucinógenas abria a mente às novas possibilidades criativas.
O hippies protestaram contra a guerra participando de marchas e também se implicaram nos movimentos feministas e de direitos civis aos afro-descendentes, na linha proposta por Martin Luther King.
Com sua defesa à liberdade sexual, também ajudaram a discutir temas referentes à homossexualidade.
Vestiam-se de forma oposta à moda vigente com calças e blusas largas, artigos de estampas florais, faixas nos longos cabelos e o uso barbas grandes para os homens.
Através do consumo de drogas alucinógenas desenvolveram a cultura psicodélica que se caracteriza pelo uso de cores fortes, traços marcados e referências à natureza, especialmente às flores.