Faça um resumo explicativo sobre as lutas do movimento Negro.
Fale da trajetória do André Rebouças no movimento Negro.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Os movimentos negros durante todo o século XX lutaram ferrenhamente para que houvesse um deslocamento semântico da importância que essa data teria para nós, negros, como memória de liberdade e luta contra racismo, para uma data que refletisse isso. Nessa esteira, a data de 20 de Novembro — aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, tido como um dos maiores líderes quilombolas da História — ganhou protagonismo de representação e se tornou nossa data oficial do Dia da Consciência Negra.
O ponto essencial é que todo esse processo e toda existência do movimento abolicionista tivera entre suas lideranças diversas pessoas negras, em especial três figuras: Luiz Gama, André Rebouças e José do Patrocínio. Diversos negros, em grande parte livres ou ex-escravizados, estiveram empenhados na campanha abolicionista, no meio dessas táticas das flores, votos e balas, e portanto não devemos desconsiderar isso.
O movimento abolicionista é exemplo de que nossa resistência aconteceu e ainda acontece durante todo o nosso período na diáspora. Desde os quilombos, passando pelo movimento abolicionista, as religiões afro-brasileiras, e os movimentos negros no combate contra racismo e genocídio do povo negro, nossa existência tem significado luta e resistência. E é por essa memória que podemos dizer, com crítica combativa ao apagamento histórico do negro, que o 13 de Maio também é nosso.