Faça um resumo explicando ao menos duas revoltas regenciais
*10 pontos*
Soluções para a tarefa
Resposta:
Falarei sobre as revoltas de Balaiada e Sabinada.
Balaiada
No Maranhão, ocorreu a revolta da balaiada, nos anos de 1838 a 1841. Esse conflito recebeu adesão dos quilombolas, escravos, artesãos e os pobres lutavam para deixarem de ser explorados pela classe dominante (os produtores rurais e os grandes comerciantes da região.).
Entretanto, a revolta teve início por motivos de disputa das elites locais. Um de seus líderes, Manuel Francisco dos Anjos Ferreira, era comerciante de balaios, daí o nome de balaiada. Foi no ano de 1840, que o futuro Duque de Caxias, então coronel do exército do governo regencial, liderou a dominação sobre os rebeldes.
Sabinada
Ainda na Bahia, dois anos após da revolta de Malês, foi a vez da classe média, os ricos e militares se juntarem para dar início a revolta da Sabinada. O nome surgiu, em decorrência do líder ser o médico Francisco Sabino.
As reivindicações eram os baixos salários dos militares e a insatisfação com o governo regencial, que queria enviá-los para resolver conflitos populares no Sul do país. Já o interesse por parte dos demais integrantes era ter maior participação política e mais acesso ao poder.
Conquistaram algumas vitórias como proclamar uma república, o que durou apenas alguns meses. Após isso, foram duramente reprimidos pelas autoridades da província, tendo muitas mortes, como o do líder da revolta e outros participantes deportados ou executados.