História, perguntado por Danielev048, 1 ano atrás

Faça um resumo explicando a descolonização portuguesa na África ( o que aconteceu nesse país e como eles estão até hoje, e etc).

Soluções para a tarefa

Respondido por LuecioJD
1

Resposta:

No ano de 1965, Guiné-Bissau também iniciou o processo de luta contra a política colonial portuguesa. Surgiu então o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), liderado por Amílcar Cabral. Em Moçambique, no ano de 1962, a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) iniciou a luta pela independência do país.

Os movimentos de independência das colônias portuguesas africanas ganharam força a partir do fim da ditadura Salazarista em Portugal (1932-1968), que mantinha uma forte política colonial. Com a Revolução dos Cravos (derrubada da ditadura Salazarista), a política colonial portuguesa tomou outros rumos e Guiné-Bissau conquistou sua independência em 1974. Moçambique se tornou independente em 1975.

As disputas políticas entre os três diferentes movimentos para a libertação colonial de Angola acabaram ocasionando uma guerra civil no país. Portugal, em 1974, sob novo governo, concedeu a descolonização de Angola, fato ocorrido somente em 1975. O antigo império colonial português estava perto do fim.

Perguntas interessantes