História, perguntado por JoannaSouzaaa, 7 meses atrás

Faça um resumo em forma de tópicos com as informações consideradas mais importantes sobre a história da educação infantil no Brasil.


anavitoriapere15: poem a minha resposta como a melhor

Soluções para a tarefa

Respondido por anavitoriapere15
7

Resposta:

O presente artigo tem a finalidade de refletir a respeito do contexto histórico da evolução da Educação Infantil, e o surgimento das Políticas Públicas na Educação Infantil. O percurso percorrido da Educação Infantil foi difícil e lento, porque não havia um entendimento que a criança necessitava de uma atenção especial nos primeiros anos de vida. Apesar dos avanços obtidos na Educação Infantil, percebemos que muito precisa ser feito para diminuir a distância entre a legislação e a realidade.Na sociedade medieval tradicional não via a criança com bons olhos, Nesta época não existia a valorização da família ela existia para a conservação dos bens;  

Segundo Fraboni a etapa histórica que estamos vivendo, fortemente marcada pela “transformação”, tecnológico - cientifico e pela mudança ético-social, cumpre todos os requisitos para tornar efetiva a conquista do salto na educação da criança, legitimando- a finalmente como figura social, como sujeito de direitos enquanto sujeito social”.  

ato de conceber a criança como ser individual, com suas definições bem diferentes dos adultos, que possuem direitos enquanto cidadão são mudanças na educação infantil, tornando o atendimento ás crianças de 0 a 06 anos ainda mais específicos.

Explicação:

poem como melhor resposta

Respondido por amanda1990s
0

Resposta:

° No Brasil escravista, a criança escrava entre 6 e 12 anos já começa a fazer pequenas atividades como auxiliar, a partir dos 12 anos era vista como adulto tanto para o trabalho quanto para a vida sexual.

° A criança branca, aos 6 anos, era iniciada nos primeiros estudos de língua, gramática, matemática e boas maneiras e vestia os mesmos trajes dos adultos. As primeiras iniciativas voltadas para a criança tiveram um caráter higienista. O trabalho era realizado por médicos e damas beneficentes, e se voltava contra o alto índice de mortalidade infantil, que era atribuída aos nascimentos ilegítimos da união entre escravas e senhores e a falta de educação física, moral e intelectual das mães.  

° Com a Abolição e a Proclamação da República, a sociedade abre portas para uma nova sociedade, impregnada de idéias capitalistas e urbano-industriais. Neste período, o país era dominado pela intenção de determinados grupos de diminuir a apatia que dominava as esferas governamentais quanto ao problema da criança.

Espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes