Faça um resumo dos principais pensadores, explicando seus principais conceitos: Augusto Comte, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.
Soluções para a tarefa
Augusto Comte foi o primeiro pensador a indentificar a que sociedade deve ser um objeto de estudo, criando a sociologia, e também é o fundador de uma corrente filosófica chamada Positivismo. O Positivismo estuda a sociedade através de fatos concretos, encarando-os como algo natural a evolução social.
Karl Marx é um pensador alemão do século XIX, desenvolveu o Materialismo Histórico e Dialético, que diz que a história das sociedades é baseada nas relações materialistas de produção, que são contraditórias. Ele indentificou que essa relação contraditória, ao qual chamou de luta de classes, é o que move a história. Também é conhecido pela nova interpretação que deu ao socialismo, criando assim o Socialismo Científico ou Marxista, no qual os trabalhadores, tomariam os meios de produção através de uma violenta revolução contra a burguesia [a classe dominante].
Émile Durkheim foi um sociólogo influenciado pelo Positivismo. Ele o conceito de Fatos Sociais, que segundo ele, é o objeto de estudo da sociologia. Para Durkheim, os fatos sociais acontecem independente das ações individuais. É como se a sociedade fosse um organismo com vida própria. E esses fatos sociais devem ser vistos como coisas, pois assim nos distanciamos também do senso comum. Durkheim observou dois tipos de solidariedade na história da humanidade, a Mecânica, baseada na consciência coletiva, como as sociedades tribais. E a Orgânica, baseada na complexidade ds vida moderna através da divisão do trabalho, onde temos a presença de vontades individuais.
Marx Weber foi um sociólogo alemão que se opôs a Durkheim a alguns aspectos, para Weber, era impossível deixarmos nossos gostos e vontades de lado ao estudar sociologia, pois vivemos dia após dia na sociedade. Ele também defendia a ideia de que guiamos a sociedade através das Ações Sociais. Em "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", Weber demonstra que o capitalismo se desenvolveu mais em sociedades protestantes, como as calvinistas, devido a ética protestante de mostrar sua fé à deus através da disciplina do trabalho.