Faça um resumo dos capítulos 15 e 16 do livro Frankenstein, por Mary Shelley. URGENTE!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Muito além da cultura popular
Terminei a leitura recentemente e gostei bastante. Talvez o principal motivo disso seja o fato de eu ter uma expectativa prévia sobre o que encontrar na história devido às ligeiras menções a Frankenstein que recebi ao longo da vida e encontrar aqui uma história bastante diferente. Esse romance epistolar tem uma narrativa bem estruturada, a leitura flui bem e a história é até um tanto curta.
"Frankenstein" também recebeu o título de "O Prometeu Moderno", o que remete ao mito grego em que o titã Prometeu rouba de Zeus o fogo dos deuses e o entrega à humanidade. Como consequência, Prometeu é condenado ao sofrimento eterno. A relação com a história é que Victor Frankenstein, ao ousar ir além com o conhecimento humano e criar vida a partir de matéria morta, é condenado a sofrer severas consequências.
A criatura que, eu não sabia, sequer chega a ter um nome ao longo da narrativa além de "monstro", é um personagem muito fascinante. Sem pais, sem infância, sem qualquer memória afetiva, sem propósito de existir, dotado de uma aparência repugnante e rejeitado por todos, até mesmo por seu próprio criador, as atitudes e o desenvolvimento do personagem são bastante críveis.
O livro trata sobre questões como a relação entre ética e ciência, a fuga das responsabilidades, a corruptibilidade da natureza humana sob a ótica do mito do bom selvagem de Rousseau, obsessão, sofrimento, entre outras temáticas. Um clássico que Mary Shelley escreveu com cerca de vinte anos de idade e que vale a leitura.