Português, perguntado por ayslasabrina15, 10 meses atrás

Faça um resumo do livro "O consultório do dr eufemismo " Por favor preciso dele até hoje ​


HannyFigueiredo: O Dr. Eufemismo, especialista em linguagem figurada, costuma atender, em seu consultório, as mais diversas figuras de linguagem, cada qual se “queixando” de seu jeito peculiar de falar. Muito querido pelos seus pacientes pelo seu jeito extremamente calmo, um dia ele vê sua calma quase se abalar, quando sua esposa, D. Hipérbole, conta-lhe, aflita, que seus filhos, o Pleonasmo e a Ironia, deram pra andar na péssima companhia dos Vícios de Linguagem.
Espero ter ajudado ✌️

Soluções para a tarefa

Respondido por stenunes2006
1

Resposta:Depois de escrever sobre Morfologia, Fonética e Sintaxe, só me restava escrever sobre a Estilística, um capítulo da gramática que sempre me fascinou. Quando eu era aluna, eu gostava de ficar repetindo o nome das figuras de linguagem, tentando decorá-las: Catacrese, Prosopopéia, Aliteração, Anacoluto…

Mas eram nomes tão estranhos que assim que passava a prova, todo mundo se esquecia. Um dia, disse brincando a algumas colegas que quando eu tivesse meus filhos, iria batizá-los com esses nomes.

Meus filhos nasceram, mas para que eles não ficassem com raiva de mim mais tarde, preferi chamá-los de Felipe, Júlia, Letícia, Gustavo e Victor…

Mas as figuras de linguagem nunca me saíram da lembrança. E agora ali estava eu, pronta a dar vida a todos aqueles nomes esquisitos!

Imaginei logo que todas aquelas estranhas figuras estavam seriamente doentes, precisando de um médico. E para acalmá-las, ninguém melhor do que o “Dr. Eufemismo”, sempre calmo, tentando amenizar todas as expressões…

Com essa ideia na cabeça, fui escrevendo a história, criando personalidades para cada uma daquelas figuras que me intrigaram na adolescência. Depois de pronta, meu filho Victor sugeriu chamá-la de “O Consultório do Dr. Eufemismo.”

Agora viria a melhor parte: escolher os atores, acompanhar os ensaios, pensar no cenário, divulgar o espetáculo…

Mas deu tudo certo! Aos alunos do Arqui se juntaram alguns ex-alunos que já tinham participado de outras peças e essa mistura foi perfeita!

Como a história dizia respeito ao dia-a-dia de um consultório médico, decidi estender o convite ao meu irmão Petrônio, que é médico. Os outros irmãos já eram presença garantida, mas Petrônio era o mais resistente. Dizia ele que era “traumatizado” com teatro, graças a uma peça que nós tínhamos visto, ainda adolescentes. Realmente, a tal peça tinha sido horrível, pois os atores, muito inexperientes, deram um tom de declamação às falas, tornando o espetáculo muito artificial. “Depois daquela experiência terrível, – disse-me ele, – nunca mais pisei num teatro!”

Explicação:


douglasalbuquerquet5: tem certaza q vai copiar isso tudo? kk
ayslasabrina15: obg
douglasalbuquerquet5: fui tapiada
douglasalbuquerquet5: aff mah confiei em ti
ayslasabrina15: Sua resposta foi boa mas a delegacia foi melhor
douglasalbuquerquet5: delegacia?
douglasalbuquerquet5: ta
douglasalbuquerquet5: de boa
Respondido por douglasalbuquerquet5
0

pra vc fazer um resumo e facil, basta vc le o texto, nesse caso o livro e escrever as partes que chamou mais sua atençao ou as partes que vc achou mais importante.

marca a minha como a melhor!

Perguntas interessantes