Português, perguntado por geovana9375, 9 meses atrás

Faça um resumo do capítulo "cachorra Baleia" da obra Vidas Secas de Graciliano Ramos.​

Soluções para a tarefa

Respondido por eu421
59

Resposta:

A cachorra Baleia estava para morrer. Os pelos caíam, manchas negras surgiam em sua pele, cheia de feridas e sangramentos. Sua boca inchada e com chagas dificultava que bebesse ou comesse.

Fabiano entendeu que seria melhor matá-la de vez, para evitar mais sofrimento. Sinhá Vitória entendia que o procedimento também era necessário.

Quando Fabiano começou a preparar sua espingarda os meninos perceberam o que iria acontecer e ficaram alvoroçados… Ela era parte da família. A mãe levou-os ao quarto e tapou-lhes os ouvidos.

Baleia percebeu o estranho movimento de seu dono, com a arma apontada. O tiro atingiu somente a parte traseira da cachorra, que saiu se arrastando, latindo e chorando. As crianças se desesperaram, Sinhá Vitória rezou, Fabiano se recolheu.

Baleia procurou chegar aos juazeiros, onde havia um lugar em que se sentia confortável. Mas nem conseguiu. Parou no caminho. Surgiu uma névoa branca, em seguida tudo se escureceu. Sentiu cheiro de preás, ouviu o barulho das cabras, pensou em morder Fabiano mas logo desistiu, ele era seu mestre, fosse como fosse. Em meio a diversas visões de sua vida, Baleia quis dormir para acordar num mundo cheio de preás, gordos, enormes

ESPERO QUE EU TENHA AJUDADO, BONS ESTUDOS!!


geovana9375: muitíssimo obrigada!! <3
eu421: de nada,se conseguir colocar como melhor resposta eu agradeço:)
geovana9375: ok :')
Respondido por Iucasaraujo
3

No capítulo "cachorra Baleia" da obra Vidas Secas, o autor Graciliano Ramos descreve a morte da cachorra Baleia.

Resumo de uma obra

  • A cadela Baleia estava para falecer. Os pelos caíam, manchas pretas emergiam em sua pele, cheia de feridas e sangramentos. Sua boca inchada e com chagas dificultava que bebesse ou comesse.
  • Fabiano entendeu que seria melhor matá-la de vez, para evitar mais mágoa. Sinhá Vitória entendia que o método também era necessário.
  • Quando Fabiano começou a ajeitar sua espingarda, os meninos perceberam o que iria ocorrer e ficaram em alvoroço. Ela era um membro da família. A mãe levou-os aos aposentos e tapou-lhes os ouvidos.
  • Baleia percebeu o espantoso movimento de seu dono, com a arma apontada. O tiro atingiu apenas a parte traseira do corpo da cadela, que saiu se arrastando, latindo e chorando. As crianças se desesperaram, Sinhá Vitória rezou, Fabiano se recolheu.

  • Baleia procurou alcançar aos juazeiros, onde havia um lugar em que se sentia tranquila, mas sequer conseguiu. Parou no itinerário. Surgiu uma neblina branca e, em seguida, tudo se escureceu. Sentiu aroma de preás, ouviu o barulho das cabras, pensou em abocanhar Fabiano mas por conseguinte desistiu, pois ele era seu mestre, fosse conforme fosse. Em meio a diversas visões de sua vida, Baleia quis dormir para acordar num mundo abarrotado de preás, gordos, enormes.

Mais sobre resumo de uma obra em:

https://brainly.com.br/tarefa/21384034

https://brainly.com.br/tarefa/46972795

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes