Filosofia, perguntado por fabriciocancian1802, 4 meses atrás

Faça um resumo de até 10 linhas sobre o que você entendeu sobre O dilema do trem: Que decisão você tomaria? Por que?

Texto - O dilema do trem

A situação é a complicada: um trem avança sem freios e está prestes a atropelar cinco pessoas que estão sobre a linha férrea. Você está ao lado da estrada, em frente a uma alavanca que, caso seja puxada, consegue desviar o trajeto da composição. No entanto, se você acionar o equipamento, o trem vai atropelar outra pessoa na linha ao lado.
Você tem dez segundos para tomar uma decisão. Se não fizer nada, cinco pessoas morrem. Se você puxar a alavanca, elas serão salvas, mas, como consequência, outra pessoa vai morrer. O que fazer? É possível uma única resposta para essa questão, ou cada pessoa escolherá baseado em suas visões de mundo, suas crenças ou no calor do momento? Segundo o pensamento utilitarista, qual escolha deveria ser tomada? Segundo o pensamento pragmático, o que fazer?
Podemos dizer que, nas questões éticas relacionadas ao bem e ao mal, ao longo da história da humanidade, percorreram-se dois caminhos: um absoluto e outro relativo. Ambos os caminhos precisam ser redescobertos, porém o ponto de vista relativo é o mais acentuado. Hoje, quando a ciência e a razão humana têm certo destaque, torna-se difícil encontrar argumentos para a defesa de uma ética absoluta e universal sobre o bem e o mal. A tendência é termos colocações relativas sobre essas questões éticas, o que, exatamente por isso, nos convoca a pensá-las e analisá-las constantemente em nossos atos e escolhas.

Nossas escolhas implicam em uma responsabilidade moral

A palavra responsabilidade deriva da palavra resposta. Assim, dar uma resposta a um fato, a uma situação, é dar o consentimento, o aceite, a palavra; e somos responsáveis por tal situação.
A definição filosófica do termo responsabilidade remete à possibilidade de prever os efeitos do próprio comportamento e de corrigi-lo com base em tal previsão. Na verdade, a noção de responsabilidade baseia-se na de escolha, e a noção de escolha é essencial ao conceito de liberdade limitada.
Ao escolher algo, deixo imediatamente outra possibilidade de lado. Isso implica em consequências,
resultados. Uma vez a escolha feita, pela ação dela, tenho responsabilidades. Também tenho responsabilidade sobre as consequências de minha ação. Liberdade e responsabilidade estão sempre juntas. Detectar o progresso moral é ter como índice a responsabilidade moral das pessoas ou dos grupos sociais. Porém, falar de responsabilidade moral é relacionar as ações com a necessidade e liberdade humanas. A pessoa pode ser cobrada pelos seus atos quando tem certa liberdade de opção e decisão.

Nesse sentido, só posso julgar uma ação, um ato, como responsável ou não, ao examinar as condições
concretas em que se realiza. Somente assim é possível perceber se existe a possibilidade de opção, de decisão, de escolha (= liberdade), para cobrar uma responsabilidade moral.

Soluções para a tarefa

Respondido por HellenKenerDeAmorim
1

O dilema do trem é um texto que me faz refletir sobre a capacidade de pensamento humano.

São 6 vidas no total, 5 dentro do trem e 1 fora eu me pergunto. O que será que a sexta pessoa estaria fazendo na linha do trem?

O trem está desgovernado para fazer ele parar precisaria de algo pesado e forte, minha opinião pode parecer cruel mais eu puxaria sim, a alavanca e salvaria as 5 pessoas no interior do trem, e deixaria a pessoa que está no trilho morrer ou sobreviver com sequelas, porque não sabemos o que essa pessoa estaria fazendo ali parado sabendo que é um lugar perigoso no mínimo ao ver de longe o trem desgovernado sairia correndo para se salvar.

Perguntas interessantes