História, perguntado por abcdef43, 9 meses atrás

Faça um resumo de 30 linhas sobre a invasão dos holandeses no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por lulufreitas503
4

As invasões holandesas foram as expedições militares organizadas pelos holandeses para ocupar o Nordeste brasileiro na primeira metade do século XVII. A motivação dessa invasão está diretamente relacionada com a União Ibérica e as relações diplomáticas de três nações: Portugal, Espanha e Holanda.

Os holandeses conquistaram a capitania de Pernambuco, em 1630, e instalaram uma colônia holandesa que existiu até 1654, quando os portugueses conseguiram expulsar os holandeses e retomar a região. O destaque da colônia holandesa ocorreu entre o período 1637 a 1643, quando Maurício de Nassau governou a região.

CONTEXTO HISTÓRICO DAS INVASÕES HOLANDESAS

As invasões holandesas no Brasil têm relação direta com a União Ibérica, acontecimento que teve início em 1580, quando o rei português d. Henrique I faleceu e, como não possuía herdeiros diretos ao trono de Portugal, uma crise de sucessão iniciou-se. Três nomes proclamaram direito sobre o trono português, sendo um deles Filipe II da Espanha, o rei espanhol.

Usando sua força militar, Filipe II conseguiu impor-se e assumiu o trono de Portugal. Assim, o rei espanhol fez com que as duas coroas fossem unificadas. As possessões de Portugal passavam, então, a ser possessões espanholas. Isso além de trazer rearranjos nas questões diplomáticas dos dois países, também influenciou fortemente a política externa portuguesa.

No final do século XVI, a principal atividade econômica exercida pelos portugueses no Brasil era a produção de açúcar. Essa atividade desenvolveu-se mediante financiamento holandês e, além disso, o refino do açúcar e sua distribuição na Europa eram feitos pelos holandeses. Havia, portanto, uma importante parceria econômica entre portugueses e holandeses.

Explicação:

acho q foi até um pouco mais

Perguntas interessantes