História, perguntado por brunamiranda940, 1 ano atrás

Faça um resumo de 30 linhas desse texto:...pfv me ajudem

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por kauaann
0

vc só faz um texto é tenta fazer um resumo

Respondido por natancruzbianchi
1

Portugal se tornou nação soberana após a batalha da Reconquista contra os mouros. Teve seu apogeu durante o período das grandes navegações. A colonização do Brasil foi feita através da ação conjunta de Estado e Clero. Após o período pré colonial, foi estabelecido as capitanias hereditária e a Sociedade Jesus. Porém, os jesuítas, em pouco tempo, foram expulsos do Brasil. Dessa forma, o catolicismo popular predominou no Brasil.

Durante os séculos XVI E XVII houve invasões de holandeses protestantes no Brasil. Em 1555 chegou no Rio de Janeiro um expedição francesa que marcou a primeira tentativa de instaurar o protestantismo no Brasil. Os holandeses tomaram parte do nordeste brasileiro instaurando a sua própria igreja, mas dando liberdade religiosa aos católicos e judeus que ali moravam.

Já no Brasil Império, os protestantes tiveram seus direitos muito limitados. Dom Pedro havia instaurado o catolicismo como religião oficial em 1824. Foi só em 1890 que a Igreja separou do Estado, e os protestantes tiveram seu devido reconhecimento. Existiam duas fases do protestantismo: os imigrante e os missionários. A principal consequência da imigração protestante foi possibilitar o surgimento do protestantismo missionário.

Do protestantismo missionário, um dos grandes nomes que vale ser citado é o do Daniel Kidder que viajou por todo Brasil, vendendo bíblias, influenciando intelectuais além de ter escrito um livro que despertou grande interesse na população. A partir do Brasil republicano, a Igreja separou do estado e colocou o catolicismo em pé de igualdade com outras igrejas, dando liberdade de culto aos protestantes e retirando o ensino religioso dos currículos escolares. Entretanto essa igualdade durou pouco tempo, com a nova ascensão do catolicismo durante o período Vargas em 1934.

Analisando ainda o período republicano no Brasil, diferente dos católicos que mostraram total oposição aos protestantes e espíritas, os protestante tentaram sempre criar grupos de união e conselhos entre católicos e protestes.

Perguntas interessantes