História, perguntado por viihrocha61929, 6 meses atrás

faça um resumo de 20 linhas sobre a arte urbana​

Soluções para a tarefa

Respondido por apachecojustino
1

Resposta:

A Arte Urbana abrange todos os exemplos de manifestações artísticas tais como grafites, pinturas, intervenções e apresentações desenvolvidas no espaço urbano, que se diferem das atitudes de vandalismo. 

A preferência pelo espaço público para fazer a demonstração da Arte Urbana tem como objetivo causar impacto nos espectadores, além de transmitir uma mensagem revolucionária, que critica a sociedade com ironia. Normalmente, esse tipo de arte descreve o trabalho de pessoas que desenvolvem um estilo de expressão artística através do uso de diferentes técnicas alternativas como pôsteres, adesivos, moldes, murais, spray e outros. 

Esse estilo de arte não costuma seguir um padrão estético pré-definido, pois cada artista possui um propósito individual que estimula a sua criatividade.

Origem da Arte Urbana

Primeiro, a arte de rua surgiu na Grécia Pré-Socrática como uma forma de manifestação cultural e literária, onde encontravam-se os aedos (cantores) homéricos que cantavam versos e músicas, tentando envolver o público com sua melodia.

Na Idade Média, ela surgiu com os trovadores, artistas nobres que recitavam versos e poesias nas festas das cidades e dos palácios para entreter a nobreza com as histórias cantaroladas.

Posteriormente, a Arte Urbana surgiu em Nova Iorque, Estados Unidos, na década de 70, com uma característica dinâmica e temporária. Dessa forma, surgiam os demais estilos de Arte Urbana, partindo da arte escrita, cantada e musical, como o hip hop que apareceu em meados dos anos 60/70 na cidade de Nova York e Berlim. 

Na época, a dança apareceu como uma manifestação política e social, abrindo espaço para outras movimentações artísticas como os desenhos de rua, as apresentações teatrais, além das “estátuas vivas”, exemplo de arte possível de se encontrar nas esquinas das grandes cidades até os dias atuais.

Brasil

No Brasil, os primeiros sinais de Arte Urbana começaram a surgir na década de 70, mais precisamente na cidade de São Paulo, com as obras de grafite, que eram feitas nas paredes.

Ironicamente ou não, essas pinturas surgiram em uma época muito conturbada da história junto com as repressões e censuras causadas pela Ditadura Militar no Brasil. No início, não existia preocupação estética com as letras, bastava apenas que elas fossem legíveis a ponto de transmitir a mensagem de insatisfação do povo. 

Diante disso, muitas das manifestações de rua surgiram como alternativas de comunicação, denúncia e até mesmo como fonte de renda para pessoas marginalizadas que viviam nas periferias do país. 

Propósito da arte

A ideia principal da Arte Urbana ou “street art”, como também é chamada, é justamente migrar dos lugares ditos “consagrados”, ou seja, destinados à exposição e apresentações artísticas como teatros, cinemas, bibliotecas e museus, e expandir para locais de visibilidade da arte cotidiana, espalhada pelas ruas.

Para os artistas, a arte de rua não precisa de tempo, espaço, movimento cultural ou de reconhecimento para acontecer, ela só precisa da rua, pois, essa é a maneira que ela acontece, nos locais menos esperados: nos guetos, nos lixões, debaixo de pontes, em paredes estragadas e em lugares abandonados.

Além disso, a arte de rua comunica lutas, denúncias e protestos relacionados a questões sociais e políticas ou manifestações poéticas. Os maiores exemplos são as pinturas e o grafite.

Por fim, ainda que carregada de preconceitos, o caráter conceitual e crítico da Arte Urbana é o que mais atrai os jovens para essa cultura mantendo, inclusive, o seu crescimento. E o caráter estético do grafite tem atraído cada vez mais artistas ao movimento de Arte Urbana


jv23gamer635: é um tipo de arte encontrada nos espaços urbanos. Manifesta-se por meio de intervenções, performances, grafite, teatro, dentre outras. Essas ações artísticas ocorrem em ambientes públicos e, por conta disso, interagem diretamente com os indivíduos
Respondido por jordanadesouza1704
3

Resposta:

A arte urbana inclui todos os exemplos de expressões artísticas, como graffiti, pintura, intervenção e exibições desenvolvidas em espaços urbanos, que se diferenciam da atitude de vandalismo. A preferência pelo espaço público para a exibição de arte urbana tem como objetivo impactar o público, além de transmitir uma mensagem revolucionária, irônica e crítica à sociedade. Geralmente, este tipo de arte descreve o trabalho de pessoas que desenvolveram um estilo de expressão artística através do uso de diferentes técnicas alternativas (como cartazes, adesivos, moldes, murais, tinta spray, etc.). Esse estilo artístico geralmente não segue um modelo estético pré-definido, pois cada artista tem um propósito pessoal de estimular sua criatividade.

Primeiro, a arte de rua apareceu na Grécia pré-socrática. Como forma de expressão cultural e literária, Homer aedos (cantor) cantava poemas e canções, tentando envolver o público em suas melodias. Na Idade Média, era acompanhado por bardos e nobres artistas, que recitavam versos em festivais de cidades e palácios e contavam cantarolando para entreter os nobres. Posteriormente, a arte urbana surgiu em Nova York, EUA, na década de 1970, com características dinâmicas e temporárias. Como resultado, outros estilos de arte urbana surgiram, começando com a arte escrita, cantada e musical, como o hip-hop que apareceu na cidade de Nova York e Berlim nos anos 1960 / meados dos anos 1970. Naquela época, a dança surgia como forma de expressão política e social, abrindo espaço para outros movimentos artísticos como a pintura de rua, as apresentações teatrais e as "estátuas vivas", que são exemplos de arte que podem ser encontrados nos cantos das grandes cidades. Até os dias atuais.

No Brasil, os primeiros indícios da arte urbana começaram a aparecer na década de 70, mais precisamente, na cidade de São Paulo, grafites nas paredes. Ironicamente ou não, essas pinturas foram feitas em um período muito turbulento da história atual, acompanhado pela repressão e censura provocadas pela ditadura militar brasileira. A princípio, essas cartas não tinham considerações estéticas, desde que fossem claras e legíveis o suficiente para transmitir informações de insatisfação das pessoas. Diante disso, muitas manifestações de rua se tornaram uma forma alternativa de comunicação, condenação e até mesmo uma fonte de renda para pessoas marginalizadas que vivem nos subúrbios do país.

                                      Tipos de Arte Urbana

Grafite: sem dúvidas, a manifestação mais popular da arte de rua é o grafite. São desenhos estilizados geralmente feitos com sprays nas paredes de edifícios, túneis, ruas. A arte, no entanto, se expandiu e atualmente existem diversas técnicas como os trabalhos feitos em 3D, que chama bastante atenção;

Apresentações: as apresentações são realizadas individualmente ou em grupo. Elas são realizadas nas ruas e podem ser de caráter teatral, musical ou circense, a exemplo dos malabaristas e palhaços, que ficam nos semáforos;

Instalações: é qualquer tipo de objeto ou material distinto usado com o objetivo de provocar uma mudança no cenário já existente. Atualmente, são encontrados inúmeros tipos de instalações artísticas como exemplos de arte de rua;  

Estêncil: bastante similar ao grafite, esse tipo de técnica usa o papel recortado como molde e o spray para fixar as ilustrações e desenhos;  

Cartazes: é um tipo de intervenção urbana bastante comum, onde são fixados cartazes pela cidade;  

Autocolantes e Colagem: também chamada de “sticker art” (arte em adesivo), esse tipo de arte utiliza a aplicação de adesivos;  

Poemas: qualquer tipo de manifestação literária que surge no ambiente urbano, seja nos bancos, paredes, postes, ônibus, etc;  

Estátuas Vivas: as estátuas são um exemplo de Arte Urbana bastante inusitado. Normalmente, os artistas se apresentam pintados e caracterizados. Bastante encontradas nas grandes cidades como forma de entretenimento turístico, as estátuas vivas fazem um importante trabalho com o corpo.

Perguntas interessantes