Ed. Física, perguntado por anab53917, 9 meses atrás

faça um resumo de 10 linhas sobre o jiujitsu brasileiro e a luta marajoara, e depois cole abaixo.​


lucianomarquesleandr: :)

Soluções para a tarefa

Respondido por lucianomarquesleandr
11

Explicação:

A luta marajoara foi praticada Originalmente na Ilha do Marajó, região norte do Brasil, disputada entre duas atletas, por vez, não permitido nenhum tipo de Alto contundente com os membros(socos,chutes,.etc) nem estrangulamentos, como Chaves ou traços

Espero te ajudado!!

❤❤

Anexos:
Respondido por 88992119992a
0

Resposta:

Explicação:

A luta marajoara foi praticada Originalmente na Ilha do Marajó, região norte do Brasil, disputada entre duas atletas, por vez, não permitido nenhum tipo de Alto contundente com os membros(socos,chutes,.etc) nem estrangulamentos, como Chaves ou traços

Espero te ajudado!!

❤❤

fiz um trabalho sobre isso outro dia klkklk n ficou mt pequeno masss

Luta Marajoara ou Agarrada Marajoara é um tipo de combate corpo-a-corpo semelhante ao wrestling, praticado no norte do Brasil, principalmente nas festividades dos povoados do arquipélago do Marajó, no município de Cachoeira do Ararí, onde o objetivo do combate é projetar o corpo do oponente de costas ao chão e domina-lo.

Estudos[3] recentes refletem a Luta Marajoara e destacam a referência social de sua prática, reconhecendo-a como luta historicamente constituída, desenvolvida por populações locais marajoaras e transmitida de geração em geração por meio de eventos e fomentadores que encontraram na difusão da luta uma oportunidade para apresentá-la ao território nacional. Conforme ressaltam tais estudos, ainda que não existam achados científicos para o surgimento da Luta Marajoara, é possível que sua origem tenha se dado a partir da criação e recriação de elementos socioculturais por negros africanos e índios e o entrelaçamento de suas experiências e saberes ocorridos na região marajoara. Difundida de geração em geração durante a história dessa região, expressa tradição e presença até os tempos atuais no arquipélago do Marajó.

Dário Pedrosa, profissional de educação física e árbitro de Luta Marajoara define esta arte marcial como sendo a única modalidade de combate corporal legitimamente brasileira. Oriunda das práticas de lazer dos caboclos da região do Arari, na ilha do Marajó, esta arte reúne características próximas a outras artes marciais como a Grego Romana, por exemplo.

A Luta Marajoara foi praticada originalmente na Ilha do Marajó, região Norte do Brasil. Disputada entre dois atletas, por vez, não permitindo nenhum tipo de ato contundente com os membros (socos, chutes,.etc), nem estrangulamentos, como chaves ou traços. Na sua essência a Luta Marajoara é, das artes marciais, a menos violenta, motivo pelo qual reúne condições de interagir com todos as faixas etárias, pois é verdadeiramente uma luta suave, onde os oponentes buscam, tão somente, o desequilíbrio e a projeção um do outro.

Nos últimos anos o campo educacional  tem se mostrado interessado em discutir a Luta Marajoara como uma área de estudo. Na Educação Física dois artigos se destacam. O primeiro busca discutir memória e esquecimento sobre o trato com o conhecimento da Luta Marajoara no contexto das aulas de Educação Física no município de Soure-Marajó. O segundo procura entender o lugar da Luta Marajoara no currículo de licenciatura em Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública da região norte do Brasil.

Perguntas interessantes