faca um resumo de 10 linhas sobre a danca e o ser humano
Soluções para a tarefa
Resposta:
Após o século XIX, período em que a dança tornou-se protagonista nas representações, ela passou a se desenvolver cada vez mais, estando presente na Corte. Posteriormente, foi reprimida pela Igreja Católica, que agregou alto rigor técnico dentro do padrão estético esperado pelos católicos na época. A dança também é uma forma de representação, pois há a transformação do dançarino em personagem. Este deve transmitir o enredo da história, os movimentos e as expressões a quem assiste, por meio dos jogos cênicos, a exemplo do figurino, cenografia, música, maquiagem e a relação com outros bailarinos, conforme cita Sandra Meyer29 BÓGEA.
O pas des deux é um dueto em que passos são realizados em uma coreografia, retratando uma expressão de sentimentos e pensamentos entre dois bailarinos.
De acordo com Lenira Rangel30 (2008, p. 19), a dança é mais do que uma mera representação, ela é a arte do movimento, pois é uma forma de expressão corporal natural do ser humano. Este já nasce se movimentando e, mesmo estando imóvel, continua com seu organismo em constante exercício.
Os movimentos corporais são a linguagem do gesto, inerente de todo ser humano. O dançarino deve transformar os impulsos e os desejos da alma, que se movimenta com liberdade no espaço físico, em uma cadeia de passos formados pela soma dos movimentos, de modo a tocar a alma de quem o assiste pela expressão e emoção que o bailarino é capaz de transmitir.
A dança, em suas diversas modalidades, como a clássica, o tango, o jazz, a folclórica e entre outras, é portanto, uma forma de viver, em que o dançarino transmite ao exterior o que lhe aflige. É mais do que executar os passos com perfeição, é transmitir a alma de quem dança, através dos passos que têm como objetivo tocar os espectadores com a beleza, graciosidade e fluidez do corpo que desliza no espaço.