História, perguntado por batistaluis123456789, 10 meses atrás

Faça um resumo das fases do governo Vargas:
a)Governo Provisório:
b)Governo institucional e instauração do estado novo:
c)Eleição indireta de vargas:
d)intentona comunista:

Soluções para a tarefa

Respondido por EmilyJulia0408
4

Resposta:

a) Governo provisório: Getúlio Vargas assumiu a presidência do Brasil após a Revolução de 1930 destituir Washington Luís do poder. Essa revolução foi resultado das disputas oligárquicas travadas entre paulistas e mineiros. Vargas assumiu a presidência em novembro de 1930 em um governo que seria provisório, mas acabou permanecendo no poder por 15 anos.

B) Instauração do Estado Novo: Resumo

Em 1935 o governo havia reforçado sua propaganda anticomunista, o que legitimou o estado de sítio em fins daquele ano e a declaração de estado de guerra no ano seguinte.

Ora, em janeiro de 1938 estavam previstas eleições presidenciais; porém, aproveitando o momento de instabilidade política pelo qual passava o país, Getúlio Vargas deu um golpe de estado em 10 de novembro de 1937.

Note que a constituição de 1934 proibia a reeleição de Getúlio, o qual articula o chamado Plano Cohen, um documento que atestava o plano comunista para destituir o governo, o que foi depois desacreditado como uma fraude.

Todavia, fomentando o sentimento nacionalista em torno da ameaça do comunismo, a ditadura conquistou o apoio popular para legitimar sua investidura. Assim, Vargas anunciou na cadeia de estações rádio a nova Constituição de 1937, com inspiração claramente fascista.

c) Após a Revolução de 1930, Getúlio Vargas ascendeu ao poder e, durante o processo de constitucionalização de seu governo, tornou-se presidente em eleições indiretas realizadas na Assembleia Nacional Constituinte, em 15 de julho de 1934. Em tese, Vargas estava sendo eleito para um mandato de quatro anos, ou seja, até 1938. No entanto, o golpe do Estado Novo interrompeu a sucessão democrática no país.

d) Por Intentona Comunista entende-se um conjunto de levantes de caráter revolucionário operados por membros do exército brasileiro entre os anos de 1935 e 1936 em plena Era Vargas. Esses levantes ocorreram em pelo menos três capitais do país: Natal, Recife e Rio de Janeiro. Esses militares tinham influência da ideologia comunista e recebiam apoio do comunismo internacional, cujo centro era a União Soviética, à época liderada por Josef Stalin.


batistaluis123456789: Obrigado Julia
EmilyJulia0408: por nada
Perguntas interessantes