Faça um resumo das atividades econômicas da Região Sul.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Região possui economia forte na agricultura e pecuária
A economia da Região Sul do Brasil, formada pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, é separada em alguns setores, sendo eles: agropecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços.
Dentro da agropecuária, tem-se uma forte presença da produção de soja, do trigo, do tabaco, do algodão, da cana de açúcar, da laranja, da uva, do café e da erva mate na economia da Região Sul. Na pecuária destaca-se a criação de gado de leite italiano e gado de Corte Nelore.
Explicação:
Setores da economia da região Sul
Pode-se distinguir a economia da Região Sul brasileira em quatro principais setores, sendo eles: agricultura, extrativismo, industrial, e energia.
Agricultura
A agroindústria é um dos setores mais bem colocados dentro da economia da Região Sul, com a produção de alimentos como milho, arroz, soja, cebola e maçã. Além disso, é o setor que mais emprega.
Extrativismo
Outro ponto importante para a economia da região Sul é o extrativismo, que pode ser considerado como uma área complementar.
Indústria
Apesar de forte na agricultura, a indústria também tem uma parcela significa na economia da Região Sul. Por conta das exportações e por seus estados fazerem fronteiras com outros países da América do Sul, o Sul do Brasil abriga diversas empresas industriais, principalmente em Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).
Energia
O Sul do Brasil é extremamente rico em xisto betuminoso e carvão mineral, ambos utilizados para produção de energia. O carvão mineral, por exemplo, é utilizado para produzir energia elétrica nas usinas termoelétricas.