Faça um resumo da Vida de Adriano (imperador Romano)
ajuda pfvrr
Soluções para a tarefa
Resposta:
Biografia de Adriano (Imperador romano)
Adriano (Imperador romano) (76-138) foi o terceiro imperador romano, da Dinastia dos Antoninos, que governou entre os anos de 117 e 138 e marcou o apogeu do Império Romano.
Adriano (Publios Aelius Hadrianus) nasceu em Itálica (Bética), hoje na Espanha, no dia 24 de janeiro do ano 76. Pertencente à dinastia dos Antoninos, era sobrinho do imperador Trajano. Era um homem letrado, amante das artes e do direito.
Adriano ocupou cargos de responsabilidade e prestígio. Como Tribuno da II Legião, distinguiu-se em sucessivas campanhas militares empreendidas pelo imperador Trajano. Foi nomeado chefe do exército e governador da Síria durante a guerra contra os povos partas.
Império de Adriano
Adriano foi adotado por seu tio e imperador Trajano e indicado como seu sucessor. Com a morte de Trajano em 117, Adriano foi nomeado Imperador Romano. Logo que assumiu, abandonou a política de conquistas do seu antecessor e optou pelas alianças o que contribuiu para amenizar os riscos de revoltas.
O fim da política expansionista estabelecida por Adriano provocou o descontentamento de alguns generais que chegaram a organizar uma conspiração logo reprimida com a morte de seus principais líderes.
As execuções sem julgamento logo despertaram a reação do Senado, já indisposto pela aproximação do imperador com as camadas populares, nas quais buscava apoio através de medidas como: a proteção dos pequenos proprietários e arrendatários, o cancelamento de dívidas fiscais e a concessão de generosos donativos para as massas.
Explicação: