História, perguntado por harumyhadja, 3 meses atrás

faça um resumo da origem mitológica da roma, e não e esqueça de mencionar todos os personagens envolvidos.
me ajudem por favooor, é pra amanhã
(dou melhor resposta)​

Soluções para a tarefa

Respondido por edercesarcarv
1

Resposta: A origem da cidade e o chamado período monárquico, que compreende um arco temporal de pouco mais de duzentos anos, indo desde aproximadamente 753 a.C. até 509 a.C., quando foi instituída a República, estão permeados pelos mitos. Esses mitos procuram esclarecer as “raízes” da fundação de Roma e o seu desenvolvimento.  

O mito começa com a história do herói Eneias. Eneias (ou Eneas, como também é chamado) era um dos combatentes troianos que lutaram na famosa guerra contra os gregos. Com Troia vencida e destruída, Eneias, junto a seu pai e a seu filho, fugiram de Troia e estabeleceram-se na Península Itálica. Nessa região, Eneias, segundo a tradição, fundou a cidade de Alba Longa. Ascânio, filho de Eneias, teria sido o primeiro rei de Alba Longa e teria também dado origem aos povos latinos.

Após doze gerações derivadas de Ascânio, nasceram os gêmeos Rômulo e Remo. Do nascimento desses dois personagens desenrola-se toda uma simbologia do poder de Roma. Da descendência dos latinos, havia o rei Numitor, deposto pelo próprio irmão, Amúlio, que lhe matou os filhos do sexo masculino e transformou sua filha, Réia Silvia, em vestal (isto é, em uma das sacerdotisas que cuidavam do templo da deusa Vesta e que deviam permanecer virgens até o fim da vida). Contudo, o deus Marte (deus da Guerra, para os romanos) engravidou Reia e dessa concepção nasceram os gêmeos.

O rei Amúlio, entretanto, teria ordenado que os gêmeos fossem abandonados no rio Tibre para que morressem à míngua. No entanto, os irmãos teriam conseguido salvar-se ao serem apanhados por um pastor e amamentados por uma loba . Ao crescerem, os dois jovens teriam se inteirado de sua história e promovido vingança contra o tio-avô, Amúlio, trazendo de volta ao trono o avô Numitor.

Próximo ao rio Tibre, onde haviam sido abandonados, foi fundada Roma. Em seu mito de fundação, Rômulo teria assassinado seu irmão, Remo, após este ousar atravessar os muros sagrados da cidade. Rômulo teria, assim, tornado-se o primeiro rei de Roma.

Explicação:


harumyhadja: obrigadooo vc salvou a minha vidaa
Perguntas interessantes