História, perguntado por freitasiasmim792, 9 meses atrás

faça um resumo da migração dos povos bentos.​

Soluções para a tarefa

Respondido por lorenagbi152
1

Resposta:

A expansão Bantu é o nome de uma série de migrações de milênios de falantes do grupo linguístico proto-bantu original. A principal evidência para essa expansão tem sido lingüística, a saber, que as línguas faladas na África sub-equatorial são notavelmente semelhantes entre si.

Parece provável que a expansão do povo de língua banto de sua região central na África Ocidental começou por volta de 1000 aC. O ramo ocidental possivelmente seguiu a costa e os principais rios do sistema do Congo para o sul, alcançando o centro de Angola por volta de 500 aC.

Mais a leste, as comunidades falantes de Bantu haviam alcançado a grande floresta tropical da África Central e, por volta de 500 aC, grupos pioneiros emergiram nas savanas ao sul, onde hoje são a República Democrática do Congo, Angola e Zâmbia.

Outro fluxo de migração, movendo-se para o leste por volta de 1000 aC, estava criando um novo grande centro populacional perto dos Grandes Lagos da África Oriental. Grupos pioneiros alcançaram o KwaZulu-Natal moderno na África do Sul pela CE 300 ao longo da costa, e a moderna Província de Limpopo (anteriormente Transvaal do Norte) em 500 dC.

Antes da expansão dos povos africanos agropecuários e pastoris, a África Austral era povoada por caçadores-coletores e pastores anteriores. A expansão Bantu introduziu pela primeira vez povos Bantu na África Central, Sul e Sudeste, regiões das quais eles anteriormente estiveram ausentes. Os migrantes proto-bantus no processo assimilaram e / ou deslocaram um número de habitantes anteriores.

Os estados de língua Bantu relativamente poderosos em uma escala maior do que os chefes locais começaram a emergir nas regiões quando os povos Bantu se estabeleceram a partir do século XIII. No século XIX, grupos sem distinção prévia ganharam proeminência política e econômica.

Perguntas interessantes