História, perguntado por gui646, 1 ano atrás

faça um resumo da mesopotamia antiga

Soluções para a tarefa

Respondido por Camilacristinaguerra
6
A Mesopotâmia é o berço da nossa civilização, surgiu entre os Rios Tigre e Eufrates, atual Iraque. Habitaram suas terras os seguintes povos: Sumérios, Acádios, Babilônicos, Amoritas ou Neo Babilônicos e Caudeus. 
Sua economia era agrária, a sociedade era estamental, a religião era politeísta, seu principal deus era Marduk, sua cultura se deu na escrita cuneiforme, nos jardins suspensos da Babilônia, que era ma das sete maravilhas do mundo antigo, o calendário, a astronomia, o primeiro código de leis (Código de Hammurabi) entre outras contribuições. 
É da cidade de Ur, dos Caudeus que surgiu o povo semita. Economia - A Agricultura era base da Economia. A economia da Baixa Mesopotâmia, em meados do terceiro milênio a.C., baseava-se na agricultura de irrigação. Cultivavam trigo, cevada, linho, gergelim (sésamo, de onde extraiam o azeite para alimentação e iluminação), árvores frutíferas, raízes e legumes. 

A Criação de Animais. A criação de carneiros, burros, bois, gansos e patos era bastante desenvolvida; 

O Comércio. Os comerciantes eram funcionários a serviço dos templos e do palácio. Apesar disso, podiam fazer negócios por conta própria. A situação geográfica e a pobreza de matérias primas favoreceram os empreendimentos mercantis. As caravanas de mercadores iam vender seus produtos e buscar o marfim da Índia, a madeira do Líbano, o cobre de Chipre e o estanho de Cáucaso. Exportavam tecidos de linho, lã e tapetes, além de pedras preciosas e perfumes. 


Sociedade - Administradas por uma corporação de sacerdotes, as terras, que teoricamente eram dos deuses, eram entregues aos camponeses. Cada família recebia um lote de terra e devia entregar ao templo uma parte da colheita como Pagamento pelo uso útil da terra. Já as propriedades particulares eram cultivadas por assalariados ou arrendatários. 



gui646: nossa te idolatro
Perguntas interessantes