História, perguntado por hufhufwer, 8 meses atrás

Faça um resumo com suas palavras sobre a Guerra dos 30 anos e o Mercantilismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por matheuschoenardie
3

Resposta:

Guerra dos 30 anos é o nome que se dá a uma série de guerras que aconteceu na Europa entre 1618 e 1648, tendo como motivação questões religiosas, políticas, comerciais e disputas por territórios.

Ao envolver vários países com diferentes motivações, essa guerra deixou um grande rastro de destruição e mortes, sendo considerada uma das mais destrutivas da Europa.

Antecedentes

A Reforma Protestante do século XVI trouxe uma nova visão religiosa do mundo, em contraponto à hegemonia do catolicismo. Muitas pessoas adotaram a fé protestante, sobretudo dentro do Sacro Império Romano Germânico. Ao longo do tempo, a tensão e as desavenças entre católicos e protestantes foi crescendo, até que em 1555 foi assinado a Paz de Augsburg, um tratado que permitia que cada príncipe podia impor sua fé aos habitantes de seu território. Vale lembrar que o Sacro Império era um território extremamente fragmentado, com príncipes, condes, duques e cidades livres, que dividiam o poder junto com o imperador.

 

O tratado não foi capaz de cessar as rivalidades e, em pouco tempo, as questões religiosas voltaram à tona, intensificando-se no reinado do imperador Rodolfo II, que era hostil aos protestantes. Em 1608, surgiu a União Protestante, formada por príncipes e cidades livres alemãs onde predominava essa fé. No ano seguinte, para fazer frente aos protestantes, surgiu a Liga Católica.

Em 1618, foi eleito como rei da Boêmia (atual República Tcheca) Fernando II, da família Habsburgo, que estabeleceu o catolicismo como única religião permitida na região, despertando a fúria dos outros príncipes. Meses depois, protestantes invadiram o palácio real em Praga e jogaram pela janela três representantes do governo. Foi o estopim para o início da guerra.

Explicação:

Perguntas interessantes