Geografia, perguntado por eduardaescobar07, 10 meses atrás

Faça um resumo apresento a evolução das rodovias e ferrovias no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por sentimentosreal2
3

Resposta:

A INVENÇÃO DA LOCOMOTIVA

A Revolução Industrial, que se processou na Europa e principalmente na Inglaterra a partir do século XIX, surgiu quando os meios de produção, até então dispersos em pequenas manufaturas, foram concentrados em grandes fábricas, como decorrência do emprego da máquina na produção de mercadorias. Numerosos inventos, surgidos no século anterior, permitiram esse surto de progresso. Entre eles, destacam-se a invenção do tear mecânico por Edmund Cartwright, em 1785, revolucionando a fabricação de tecidos, e a máquina a vapor por James Watt, aperfeiçoando a descoberta de Newcomen, em 1705.

O aumento do volume da produção de mercadorias e a necessidade de transportá-las, com rapidez, para os mercados consumidores, fizeram com que os empresários ingleses dessem apoio a George Stephenson (1781-1848), que apresentou sua primeira locomotiva em 1814.Foi o primeiro que obteve resultados concretos com a construção de locomotivas, dando início à era das ferrovias.

Explicação:

construção da primeira ferrovia do Brasil foi concedida em 1852 a Irineu Evangelista de Souza (o Barão de Mauá). O trecho saia da Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro, e seguia em direção à cidade de Petrópolis (RJ), tinha 14,5 quilômetros de extensão e foi inaugurada no dia 30 de abril de 1854 por dom Pedro 2º.

Ela foi a primeira operação intermodal do Brasil, pois permitia a integração do transporte hidroviário e ferroviário.

Após a inauguração da Estrada de Ferro Mauá sucederam-se as seguintes ferrovias:

A implantação deste modelo ferroviário, durante o segundo reinado, baseado em uma tecnologia inadequada para os padrões de velocidade e tráfego atuais e a lógica de implantação de ferrovias baseada no modelo primário-exportador deixaram algumas características que permanecem no sistema ferroviário:

Grande variedade de bitolas (distância de separação dos trilhos: 1,68m, 1,60m, 0,76m, etc.) que dificulta a integração operacional entre as ferrovias;

Traçado periférico (voltado para um porto de exportação e característico e economias agrário-exportadoras) e excessivamente sinuosos e extensos;

Estradas de ferro localizadas no país de forma dispersa e isolada atendendo a economia regional e sem intenções de integração do mercado interno.

Até o final do século 19 outras concessões foram outorgadas:

A implantação das ferrovias em São Paulo está ligada à expansão da cafeicultura para oeste, formando uma malha em direção ao porto de Santos. Eram 18 ferrovias que chegavam, às vezes, até as fazendas de café e, por isso, apresentavam vários ramais. Podemos destacar as seguintes:

Estrada de Ferro Sorocabana - com 2.074 km;

Companhia Mogiana de Estradas de Ferro - 1.954 km;

Estrada de Ferro Noroeste do Brasil - 1.539km;

Companhia Paulista de Estradas de Ferro - 1.536 km;

Estrada de Ferro Araraquara - com 379 km.

A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi construída a partir de 1905, partindo de Bauru (SP), ela atravessava São Paulo e o Estado de Mato Grosso do Sul até Corumbá na fronteira com a Bolívia.

Sul, Norte e Nordeste do país

No Rio Grande do Sul, construiu-se a primeira via férrea por Lei Provincial de 1867. Ela começou a funcionar em 1871 ligando Porto Alegre a Nova Hamburgo e, em 1874, estendeu-se de Porto Alegre a São Leopoldo.

Anexos:
Perguntas interessantes