Geografia, perguntado por wesley4765, 11 meses atrás

Faça um quadro e retrate as principais características dos conflitos existentes entre os povos citados.

Anexos:

FredG: Conseguiu fazer?
wesley4765: qual?
FredG: wesley vc fez a 2?
yumesashiko: 2. A população Judaica após a diáspora* retorna para a região da palestina, retorno à Sião através do movimento Sionista*.
As nações árabes, em contrapartida à criação de um estado judeu, alimentam até os dias de hoje suas discordâncias sobre a partilha da Palestina e se opõem às fronteiras de Israel. Várias ações como a criação da Organização pela Libertação da Palestina (OLP) surgiram para defender a criação do Estado Palestino

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
314

As causas estão precalcionadas a questão tanto territorial como também de ideias tendo em vista que eles dividem a terra sagra bem como os símbolos de cada religião.

Tem por consequência conflitos armados e disputas políticas que já duram muito anos e que levaram a morte de milhares de pessoas.

Como observações você pode citar o recente acordo que Israel fez de desocupar militarmente a faixa de gaza.

espero ter ajudado!


thayane3827: obrigadaaaaaaaaa,resposta incrivel
Respondido por nataliafransantos
1

3) A principal causa do conflito entre os judeus e os árabes tem raízes históricas e motivações territoriais e religiosas.

Em 1947 a ONU propõe a partilha da região em dois territórios: um árabe e outro judeu, e a cidade de Jerusalém (território importantes para o cristianismo, judaísmo e islamismo) teria um regime especial.  

Os judeus aceitaram a oferta, mas os palestinos não estavam dispostos a aceitar a proposta. Em 1948 aconteceram dois eventos importantes: os britânicos que dominavam a região se retiraram oficialmente e o líder judeu, na época, proclamou a criação do Estado de Israel.  

A criação de Israel provocou fortes reações entre os estados árabes da região que invadiram Israel iniciando a primeira de uma série de guerras na região.  

Apesar de intervenção da ONU e diversas tentativas de pacificar a região, o território permanece em conflito até os dias atuais, causando um enorme número de refugiados e perdas para ambos os lados do conflito.

Como consequências deste conflito, houve um grande número de pessoas desalojadas e refugiadas em regiões vizinhas, como na região da Jordânia. Outra consequência observada é a divisão do território Palestino em dois: a Cisjordânia e a Faixa de Gaza.  

Os judeus que historicamente ocupavam a região da Palestina foram expulsos do território no ano 70 da era cristã e passaram a viver pelo mundo em pequenas comunidades.  

Após o ano de 1945, houve a criação do estado judeu nesta região, principalmente em virtude do holocausto contra os judeus na Segunda Guerra Mundial. Mas a região já era ocupada pelos árabes, que sentiram, entre outros motivos que seu território foi invadido, causando inúmeros conflitos na região.  

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/3736870

4) O conflito está relacionado com a disputa territorial pelos povos tibetanos. Os tibetanos não possuem um território próprio e vivem dentro do território chinês e desejam a separação da China para a criação do estado do Tibete.

A região do Tibete foi invadida pela China Comunista no ano de 1950 e anexou a região ao seu território. Esta disputa está relacionada com conflitos anteriores a este período em virtude de fronteiras mal definidas.

Mas o principal motivo para a anexação é que a região do Tibete é extremamente estratégica em virtude da disponibilidade de recursos hídricos . Ao realizar a anexação do território tibetano, a China garantiu água para o seu território e também passa a exercer controle sobre os países vizinhos que dependem da água dos rios da região.

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/15306797

5)  As disputas no Brasil entre os povos indígenas sempre existiram desde a época em que o Brasil era uma colônia portuguesa e continuam a existir até os dias atuais. Os povos indígenas estão espalhados em mais de 700 terras brasileiras e a maior parte está presente na área que compreende a Amazônia Legal.  

Estes conflitos ocorrem em virtude do desrespeito às terras indígenas, já demarcadas ou em fase de demarcação,  por parte dos posseiros, madereiros, garimpeiros e polítcos locais que invadem o território indígena em busca dos seus próprios interesses.

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/26031590

Em todo o mundo podem ser observados conflitos onde há a divergências de fronteiras territoriais, disputas por domínios coloniais e conflitos internos pela tomada do poder.  

Apesar dos vários motivos para os conflitos, um dos motivos principais para a sua ocorrência é a disputa territorial. Mesmo que ocorra uma disputa que aparentemente seja de caráter religioso, esta disputa costuma ser em virtude da busca por algum lugar sagrado (território).

A disputa territorial ocorre porque todo e qualquer povo deseja um território para a instituição do seu país.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/13476421

Anexos:
Perguntas interessantes