História, perguntado por b3lgado777, 11 meses atrás

Faça um quadro comparativo entre Egito e Mesopotamia falando sobre: escrita, política, economia, sociedade,
religida, localização

Soluções para a tarefa

Respondido por alejaldin3012
56

Resposta:

- Egito:

  • A escrita do antigo Egito era organizada em forma de hieróglifos, mas existiam outras duas formas de escrita: escrita hierática (escrita em formato cursivo para fins comerciais) e a escrita demótica (mais simplificada e mais popular).
  • Sob o comando do faraó, o Egito tornou-se uma monarquia centralizada formada por súditos subordinados ao poder do monarca. Dessa maneira, os egípcios eram obrigados a trabalhar nas lavouras, construções e obras administradas pelo governo do faraó. A centralização política era, vez após vez, questionada pelos nomarcas.
  • A economia no Antigo Egito era baseada na agricultura. O rio Nilo, com suas cheias, era uma dádiva dos deuses para os egípcios. ... Apesar de a agricultura ser a principal base econômica, já existiam em pequena quantidade indústrias de cerâmicas, de mineração e têxteis.
  • A sociedade do Egito Antigo possuía uma forma de organização bem eficiente, embora injusta, garantindo seu funcionamento e expansão. Esta sociedade era hierárquica, ou seja, cada segmento possuía funções e poderes determinados, sendo que os grupos com menos poderes tinham que obedecer quem estava acima.
  • As crenças egípcias giravam em torno da adoração de vários deuses, o politeísmo, e a crença em deuses com forma humana e animal, o antropozoomorfismo. Muitos deles eram associados a determinadas forças da natureza. O politeísmo egípcio era acompanhado pela forte crença em uma vida após a morte.
  • Civilização Egípcia/Localização geográfica. Situado ao nordeste da África, o Egito, ao norte, é cercado pelo mar Mediterrâneo, ao sul pelas cataratas do rio Nilo na Núbia (Sudão), a oeste pelo deserto da Líbia e ao leste faz fronteira com o Mar Vermelho.

- Mesopotamia:

  • O surgimento da escrita (escrita cuneiformeda) Mesopotâmia. Ao que a história nos informa, o mais antigo sistema de escrita terá nascido por volta do ano de 3100 a. C. no Sul da Mesopotâmia, como resultado do processo de assimilação entre os Sumérios e os povos semitas da Arábia.
  • A organização política da Mesopotâmia tinha um soberano divinizado, assessorado por burocratas- sacerdotes, que administravam a distribuição de terras, o sistema de irrigação e as obras hidráulicas.
  • A economia dos povos mesopotâmicos, tendo grande semelhança com o Egito, era sustentada pela produção agrícola obtida às margens dos rios Tigre e Eufrates. No entanto, a violência e irregularidade do sistema de cheias desses dois rios exigiam um esforço maior para que a exploração agrícola fosse viabilizada.
  • Os povos mesopotâmicos formavam uma sociedade muito organizada e que ficaram conhecidas pelas dezenas de cidades-estados (muito parecidas com as cidades gregas, por serem independentes) e que ocupavam a região dos rios Tigres e Eufrates.
  • Os povos da Mesopotâmia Antiga eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. Na concepção destes povos, os deuses poderiam praticar coisas boas ou ruins com os seres humanos. Os deuses da religião mesopotâmica representavam os elementos da natureza (água, ar, Sol, terra, etc.).
  • Localizada no Oriente Médio, atualmente esta histórica região constitui o território do Iraque.
Respondido por wm486302
29

Resposta:

Na Mesopotâmia, a religião é politeísta, ou seja, a crença em várias figuras de deuses. A política mesopotâmica é teocrática, ou seja, o poder de governar vêm dos deuses, existindo uma união intrínseca entre política e religião. A produção era artesanal e a economia, agropastoril, com a agricultura e a criação de gado, aves e cabras como principais atividades. Uma das contribuições é a arquitetura mesopotâmica.

Semelhante no Antigo Egito, onde a religião também defende a crença em vários deuses. A política egípcia é teocrática, vindo o poder dos deuses para governar. A produção, assim como a da Mesopotâmia, também é artesanal, bem como a economia, agropastoril. A contribuição cultural do Antigo Egito, além da astronomia e da arquitetura, é a escrita

Espero ter ajudado nessa, bônus estudos galera do pão de queijo :3

Perguntas interessantes