Geografia, perguntado por carlosef7, 11 meses atrás

Faça um pequeno texto sobre: a. O que é o Estado do Bem-estar Social adotado por vários países europeus (explique o que é, e como ele interfere na vida da população)? b. Como o Estado de Bem-estar social influencia na qualidade de vida do cidadão europeu. c. Explique a crise do modelo de Bem-Estar social (Causas e consequências) d. Argumente se o modelo de Bem-Estar social adotado na Europa de alguma forma também está presente na vida dos brasileiros. (texto com o mínimo de 100 caracteres).
PRECISO URGENTEMENTE!

Soluções para a tarefa

Respondido por Erikgs2006
5

Resposta: O que é: O Estado de Bem Estar Social ou "Welfare State" é um estado assistencial que garante a igualdade e estabelece padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos.

Seguro-Desemprego, Previdência social, Sistemas Públicos de saúde e educação eficientes, credito acessível para a compra de imóveis, atendimento a pessoas idosas e políticas de integração de pessoas com deficiência são exemplos das políticas de proteção social típicos.

Logo pode-se dizer que o Estado de Bem Estar Social melhora a qualidade de vida dos cidadãos, especialmente os menos beneficiados e as minorias.

As despesas são pagas pelas administrações públicas, por empresas e também por cotas individuais e familiares, o maior montante é destinado a aposentadorias e despesas sanitárias e educativas.

Crise do Bem-Estar Social: Há mais de uma década esse modelo social passa por dificuldades, pois o crescimento vegetativo Europeu é muito baixo e isso significa que a população fica mais velho e poucas pessoas estão nascendo desta forma os governos são obrigados a destinar mais recursos aos gastos sociais, e as receitas da previdência social diminuem.

As elevadas taxas de desemprego, devido ao intenso processo de incorporação de novas tecnologia, dificultam a adoção de políticas mais favoráveis aos imigrantes que entram na União Europeia o que significa que cada vez mais imigrantes são forçados a viver em condições clandestinas e a cada dia a pressão da população europeia sobre as autoridades para diminuir a taxa de desemprego aumenta.

A crise fiscal provocada pela dificuldade de harmonizar os gastos públicos com o crescimento da economia capitalista, nessas condições ocorre a desunião entre “capital e trabalho”.

A segurança pública tem sido cada vez mais relevantes no conjunto de preocupações sociais da Europa, por mais que as taxas de criminalidade no continente seja muito menor que os da América Latina ou da África, a violência na Europa vem crescendo por causa da crescente disponibilidade de armas de pequeno porte, vindas em sua maioria da Europa Oriental e dos países da ex-Iugoslávia e a Albânia, a população em alguns países Europeus, como a França, considera a segurança pública um problema maior que o desemprego.

A Grã-Bretanha, após a eleição de Margaret Thatcher (Membro do Partido conservador que governou de 1979 a 1990) representou o começo da degradação do Bem-Estar Social Inglês a partir da privatização das empresas públicas, outras países já adotaram políticas similares.

Bem-Estar Social no Brasil: O Brasil nunca chegou a incorporar um Estado de Bem Estar semelhante ao dos países Europeus, mas, durante a Era Vargas (1930-1945) e o período da ditadura militar (1964-1985) foram adotados algumas políticas semelhantes a do Bem Estar Social com a maior intervenção do Estado na economia. Após o fim do Regime Militar a intervenção do Estado na economia diminui e com isso algumas dessas políticas foram removidas, porém outras foram adotadas como o SUS (Sistema Único de Saúde), a Política de Educação Brasileira, onde a educação básica deve ser garantida a todas as crianças e adolescentes e o programa Bolsa Família, criado em 2003 e transformado em lei em 2004.


carlosef7: muito obrigada manoo me ajudou muito
brunodragerpawoc2: pequeno kasaksaksa
Erikgs2006: oxi Bruno tem que ter 100 caracteres o texto tem mais de 500, não tem muito que falar
Perguntas interessantes